A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação de Políticas Públicas para o Autismo (Cepa), realizou neste sábado (15) a segunda edição do “Arrasta TEA”. O evento especial da quadra junina visou incentivar a participação de pessoas com deficiência (PcD) e utilizar a cultura brasileira para aumentar a conscientização sobre a inclusão desse segmento nas festas populares.
“Nós estamos muito felizes com a receptividade do evento. Este é um momento significativo, onde todos são bem-vindos. O evento é totalmente acessível, com sala de acomodação sensorial, som reduzido e tecnologias assistivas disponíveis. A Feira do Empreendedorismo é um exemplo, onde todas as vendas são feitas por pessoas com deficiência ou seus familiares. Temos uma equipe multidisciplinar da Secretaria de Saúde pronta para apoiar, promovendo modelos de eventos inclusivos”, informou Nayara Barbalho, coordenadora Estadual de Políticas para o Autismo.
O “Arrasta TEA” foi realizado em parceria pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Fundação Cultural do Pará, por meio do Núcleo Curro Velho, e Secretaria de Estado de Educação (Seduc), via Coordenação Estadual de Educação Especial. Os participantes aproveitaram diversas atividades, incluindo apresentações culturais e artísticas, recreações, quadrilha inclusiva, uma sala de acomodação sensorial e a Feira do Empreendedorismo Inclusivo, espaço dedicado à divulgação e comercialização de produtos confeccionados por pessoas com autismo, familiares ou associações representativas. A programação proporcionou um ambiente acolhedor e estimulante para todos.
Francisco Duarte, que acompanhou seus pais na Feira do Empreendedorismo Inclusivo, disse que gostou “muito da Feira. Foi incrível ver tanta inclusão. As adaptações feitas foram fantásticas. Realmente, fizeram a diferença. Espero ver mais eventos como este”.
Arte e cidadania – Durante a programação houve também a entrega de carteiras de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista (Ciptea) e apresentação dos TEALentos, uma banda inclusiva de Marituba, criada em 1999, que encantou o público com sua performance.
O “Arrasta TEA” foi gratuito, e ocorreu das 08h às 12h, no Curro Velho, na Rua Professor Nelson Ribeiro, bairro do Telégrafo, em Belém. O evento fez parte de um esforço contínuo para promover a inclusão social e garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso a eventos culturais.
A programação demonstra o compromisso da Sespa com inclusão e acessibilidade, ao oferecer um modelo para futuros eventos inclusivos em todo o Estado. A Secretaria continuará a promover ações que garantam a participação de todos os cidadãos em eventos culturais e sociais.