Alexandre Nascimento
A Coordenação Estadual de Políticas Para o Autismo (Cepa), da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), promoveu no sábado (24), a programação junina inclusiva “Arrasta TEA”. O evento aconteceu na Fundação Curro Velho, em Belém, e contou com a apresentação de quadrilhas, brincadeiras destinadas a pessoas autistas, assim como a realização da Feira do Empreendedorismo Inclusivo.
De acordo com a organização, o objetivo do “Arrasta TEA” é promover a interação das pessoas autistas, uma vez que os arraiais tradicionais não oferecem condições de inclusão. “A Cepa decidiu fazer uma programação inclusiva, que visa promover a acessibilidade a essa cultura junina que as pessoas tanto gostam”, disse Luyann Rodrigues, assessor de políticas de autismo da Cepa.
O evento foi organizado com música junina tocada pela Banda Inclusiva, que é composta por pessoas com deficiência, assim como outras atrações. “É um evento em que pessoas com deficiência são as protagonistas, fazendo elas se divertirem e fazendo a diversão”, completou Luyann Rodrigues.
O Arrasta TEA também promoveu a Feira do Empreendedorismo Inclusivo, que reúne pais de pessoas autistas para a venda de comidas, artigos culturais, entre outros produtos. “Um evento que tem o lindo objetivo de reunir pessoas, principalmente crianças com autismo, mas também que nos dá a oportunidade de fazer vendas que nos geram lucros para ajudar nas despesas com nossos filhos”, concluiu Amália Pinheiro, vendedora.