Grande Belém

Sespa abre posto de vacinação 24 horas no aeroporto de Belém

Sespa abre posto de vacinação 24 horas no aeroporto de Belém Sespa abre posto de vacinação 24 horas no aeroporto de Belém Sespa abre posto de vacinação 24 horas no aeroporto de Belém Sespa abre posto de vacinação 24 horas no aeroporto de Belém
Posto de vacinação funcionará até o dia 11 no aeroporto, com imunização para várias doenças. Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.
Posto de vacinação funcionará até o dia 11 no aeroporto, com imunização para várias doenças. Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.

Ana Laura Costa

Em função do grande número de visitantes advindos de várias localidades, do Brasil e do mundo, que estão chegando a capital paraense para os eventos “Diálogos Amazônicos” e a “Cúpula da Amazônia”, um posto de vacinação 24 horas, implementado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), está disponível e segue funcionando até o dia 11 deste mês, no Aeroporto Internacional de Val-de-Cans, em Belém.

O posto de vacinação é de fácil localização e funciona na área de desembarque do aeroporto, próximo às esteiras de retirada de bagagem dos passageiros. Antes da sala de vacinação, o espaço conta com profissionais da saúde que realizam a triagem e, de acordo com eles, caso o visitante esteja sem o cartão de vacina, poderá se imunizar sem problemas, já que a partir do CPF as informações a respeito do ciclo vacinal podem ser verificadas no aplicativo oficial do Ministério da Saúde Conect Sus.

No espaço, estão sendo aplicadas as vacinas da Hepatite B, Covid-19 (incluindo a bivalente), Febre Amarela, dT (que previne difteria e tétano), Influenza, Tríplice Viral (contra caxumba, sarampo e rubéola) e HPV para adolescentes e imunossuprimidos.

No primeiro dia da operação, ainda segundo informações dos profissionais de saúde que atuam no posto, o movimento foi grande. As vacinas da Influenza (gripe) e Bivalente foram as mais procuradas. A expectativa é que nos próximos dias, esse fluxo se intensifique ainda mais.

EQUIPES

De acordo com a coordenadora estadual de Imunizações, Jaíra Ataíde, as equipes estão trabalhando com plantão de 12h, para fechar as 24 horas ininterruptas. Em cada plantão, atuam três enfermeiros; três registradores; três técnicos de enfermagem e até dois intérpretes para facilitar a comunicação com turistas estrangeiros. No total, mais de 120 funcionários da secretaria receberam treinamento para participar da operação de vacinação no aeroporto da cidade.

“Nosso maior objetivo é oportunizar para cada uma das pessoas que vão estar na cidade, a proteção vacinal. Dessa forma, a gente eleva a proteção da população em geral contra agravos evitáveis pela vacinação”, destaca a coordenadora.

Natural de Brasília, Distrito Federal, o jornalista Rafael Oliveira, de 36 anos, desembarcou em solo paraense a trabalho, para cobrir o evento “Diálogos Amazônicos”, mas antes, deu uma passadinha no posto de vacinação 24h e aproveitou para completar o esquema básico de três doses vacinais contra a Hepatite B.

“Achei uma iniciativa incrível, muito interessante, muito útil mesmo. Eu costumo me vacinar num posto de saúde próximo à minha casa, em Brasília, mas estava sem tempo e, aliado a isso, a vacina contra a doença também estava em falta. Então, isso aqui foi ótimo!”, ressalta.