Pará

Servidores do MPPA terão gratificação durante os plantões

Na 41ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, realizada no dia 30 de outubro, uma importante vitória foi conquistada por Laércio Soares de Brito, candidato ao cargo de Promotor de Justiça no Ministério Público do Estado do Pará (MPPA)
Na 41ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, realizada no dia 30 de outubro, uma importante vitória foi conquistada por Laércio Soares de Brito, candidato ao cargo de Promotor de Justiça no Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) Foto: Divulgação

Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 23, a Lei Estadual nº 10.179/2023, que institui a gratificação de plantão, no âmbito do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). A lei foi sancionada pelo Governador do Estado, Helder Barbalho, no dia 22 de novembro, após aprovação em turno único pela Assembleia Legislativa do Estado (Alepa) no último dia 14.

A proposta de gratificação de plantão foi apresentada pela Procuradoria-Geral de Justiça e aprovada à unanimidade durante a 9ª Sessão Ordinária do Colégio de Procuradores.

O pagamento estava suspenso desde 2019 e era substituído por compensação de folgas.  O valor da gratificação de plantão será definido em ato do Procurador-Geral de Justiça.

Sobre mais essa conquista, enfatizou o PGJ César Mattar Jr.: “Mais um compromisso assumido e cumprido, no escopo de valorizar membros e servidores do MPPA. Aproveito para agradecer o Colégio de Procuradores de Justiça, a Assembleia Legislativa do Pará e o Governador do Estado, por mais esse passo dado. Parabéns aos servidores da nossa instituição!”

Conforme estabelecido na Lei Estadual nº 10.179/2023, é facultado ao servidor optar entre a gratificação de plantão e a correspondente folga compensatória que, em ambos os casos, serão con cedidas a critério da administração e de acordo com a disponibilidade orça mentário-financeira da instituição.

O prazo para o exercício do direito à opção pela folga compensatória é de um ano, contado a partir do dia da realização do trabalho no plantão institucional.