Grande Belém

Semob transforma faixa de tráfego de veículos em estacionamento

Trânsito que já era intenso na via em alguns horários acabou ficando mais congestionado, segundo condutores
FOTO: CELSO RODRIGUES
Trânsito que já era intenso na via em alguns horários acabou ficando mais congestionado, segundo condutores FOTO: CELSO RODRIGUES

Pryscila Soares

A implantação de uma área reservada ao estacionamento de veículos, ocupando a faixa esquerda da pista, surpreendeu os condutores que trafegam diariamente pela travessa Lomas Valentinas, no perímetro que inicia na Avenida Duque de Caxias e segue até a Almirante Barroso, no bairro do Marco, em Belém. Com a mudança, os veículos passaram a estacionar nas duas laterais, afunilando o corredor de tráfego da via.

A alteração está gerando bastante congestionamento no local e reclamação por parte dos condutores. Na prática, no perímetro entre a Duque e a Avenida Rômulo Maiorana, o estacionamento do lado esquerdo da Lomas inicia a partir da passagem Brasil, que corta a via.

Para motoristas que trafegam por ali, a mudança não ficou clara, uma vez que os condutores trafegam normalmente pelo local e quando chegam naquele perímetro se deparam com o estacionamento. Com isso, precisam desviar para seguir o trajeto pela pista de rolamento.

O novo estacionamento causou surpresa ao motociclista de aplicativo Paulo Sérgio Barbosa, 36. Ele ainda não tinha percebido que a faixa da esquerda foi transformada em estacionamento. “Agora que estou observando, ainda não tinha visto isso. Acho que falta mais sinalização, porque complica. A pista já é pequena e ficou menor ainda. Fica mais engarrafamento e o trânsito fica pior. Não deveria nem ser aí o estacionamento, poderiam montar um estacionamento grande, fazer em um galpão para carro e moto”, disse.

ESPAÇO

Também motociclista de aplicativo, Vanessa Silva, 33, acredita que a medida já está prejudicando o trânsito na área. “Achei uma falta de organização pelo fato de o espaço já ser pequeno, estreito. Mesmo sem o estacionamento já ficava engarrafado, agora piorou mais. Isso dificulta mais o nosso acesso, sendo que a Almirante Barroso é um dos principais acessos para a gente ir tanto para o centro de Belém quanto para Ananindeua. Na minha opinião, eu acho que não é viável para a gente. Devia ter outro local realmente para estacionar”, critica.

Além da Lomas Valentinas, outra via que também passou pela mudança foi a Rua São Francisco, esquina com a João Diogo, no bairro da Campina. No local, é possível observar placas sinalizando estacionamento na faixa esquerda, assim como é permitido estacionar na pista da direita. Contudo, o estacionamento nas duas laterais reduziu o espaço na pista de rolamento.

Em nota, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), informou que a Lomas Valentinas, entre a Duque de Caxias e Almirante Barroso, está recebendo readequação da sinalização viária vertical e horizontal, referente às placas de trânsito e pintura. Afirma que o trecho em questão recebeu recentemente a implantação da faixa de segurança ao lado da ciclofaixa (zebrado branco) e também a demarcação de faixa de estacionamento do lado esquerdo da travessa, ao lado da ciclofaixa.

A Semob explica que houve a supressão do estacionamento que ficava do lado direito da travessa, de forma que a via permanece com três faixas de tráfego veicular. A nota diz ainda que o projeto garantiu um aumento de vagas, no trecho citado travessa, de 28 para 84 vagas.

A autarquia explica que as placas que constam no lado esquerdo da via, no trecho entre as avenidas Rômulo Maiorana e Almirante Barroso, são referentes à proibição de parada e estacionamento sobre a ciclofaixa. A Semob esclarece que essas placas estão em processo de remoção e que serão implantadas as placas de estacionamento regulamentado, referente ao estacionamento localizado ao lado da ciclofaixa.

Quanto a São Francisco, entre a João Diogo e Almirante Tamandaré, a autarquia informa que a sinalização está de acordo com o que é previsto no Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A Semob informa ainda que a sinalização viária está passando por uma readequação que segue as diretrizes do manual de sinalização do Contran. O volume VIII do referido manual, relativo à sinalização cicloviária, prevê a implantação de estacionamento ao lado da ciclofaixa, diz a nota.