Grande Belém

Semob aplica 1,6 mil multas por desrespeito aos ciclistas em Belém

Semob aplica 1,6 mil multas por desrespeito aos ciclistas em Belém Semob aplica 1,6 mil multas por desrespeito aos ciclistas em Belém Semob aplica 1,6 mil multas por desrespeito aos ciclistas em Belém Semob aplica 1,6 mil multas por desrespeito aos ciclistas em Belém
Quem usa a bicicleta para se locomover na capital, precisa lidar com o desrespeito de motociclistas que ainda insistem em trafegar nos espaços reservados aos ciclistas. Foto-Wagner Santana/Diário do Pará.
Quem usa a bicicleta para se locomover na capital, precisa lidar com o desrespeito de motociclistas que ainda insistem em trafegar nos espaços reservados aos ciclistas. Foto-Wagner Santana/Diário do Pará.

Ana Laura Costa

Quem usa a bicicleta para se locomover na capital, precisa lidar com o desrespeito de motociclistas que ainda insistem em trafegar nos espaços reservados aos ciclistas. Conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigo 193, transitar com o veículo em ciclovias ou ciclofaixas é considerada infração gravíssima, resultando em sete pontos na carteira nacional de habilitação e multa de R$ 880,41.

Na tarde de quarta-feira (3), a equipe do DIÁRIO flagrou ao menos quatro motociclistas trafegando na ciclofaixa localizada ao longo da avenida João Paulo II, do conjunto Basa até a avenida Doutor Freitas. Segundo o encarregado de obras, Gil Furtado, de 57 anos, que trabalha em São Brás e usa todos os dias a ciclofaixa para chegar ao trabalho, o ciclista precisa estar atento aos motociclistas apressados durante todo o percurso.

“De manhã, por volta de sete horas, a gente tem que ir na beirinha, para dar espaço para eles passarem. Eles fazem fila na ciclofaixa e nós, que estamos de bicicleta, temos que ir no canto para eles não levarem a gente”, contou.

O aposentado Antônio Amanajás, 50, também reclama da falta de respeito dos motoristas. Ele conta que constantemente é ‘fechado’ por motociclistas que invadem a ciclofaixa. “Estou indo para a Cidade Nova agora, mas durante esse percurso aqui é muito comum motociclistas passando ao lado, na nossa frente, atrapalham tudo. Graças a Deus nunca sofri nenhum acidente”.

 

MAIS DE 1,6 MIL AUTUAÇÕES NA JOÃO PAULO

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) informa que mantém fiscalizações regulares com agentes de trânsito em rondas com viaturas e motocicletas, com o apoio do guincho, para coibir o tráfego, a parada e o estacionamento irregular de veículos em ciclofaixas/ciclovias da cidade de Belém.

A Autarquia reforça que os agentes de trânsito realizam fiscalização nos corredores com ciclofaixas na cidade de Belém, como a Av. João Paulo II, a Trav. Antônio Baena, Portal da Amazônia, Av. Almirante Tamandaré, rua dos Mundurucus, Av. Dr. Freitas, Av. Júlio César, Av. Pedro Álvares Cabral, Av. Arthur Bernardes, entre outras, para coibir o uso do espaço do ciclista por outros tipos de veículos, realizando autuação quando há flagrante de infração e  divulgando nas redes sociais da Semob.

No caso da avenida João Paulo, a Semob informa que vai intensificar rondas no local. Como resultado dessas fiscalizações, já foram feitas 1.626 autuações em 2022/2023. De janeiro a dezembro de 2022, foram 1.050 autuações por transitar, estacionar e parar em ciclovia/ciclofaixa. De janeiro a março de 2023, já chegaram a 576 autuações.

Pela legislação vigente, o Código Brasileiro de Trânsito (CBT), o agente só pode autuar mediante flagrante e não pode aplicar multas com base em fotos e vídeos feitos por usuários. As autuações por vídeos só podem ser feitas por equipamentos regulamentados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que são o radar e câmeras de videomonitoramento.

A Semob orienta o usuário a formalizar essas denúncias na Ouvidoria, nos canais de atendimento do órgão: site (semob.belem.pa.gov.br), e-mail (ouvidoria.semob@cinbesa.com.br) ou entrando em contato pelo WhatsApp (91) 98415-4587.