O primeiro Treino Solidário promovido pela Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA), em Belém, para incentivar a doação de leite materno, foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e reuniu mais de 100 pessoas na manhã deste sábado (11), que saíram do Centro de Estudos e Treinamento em Saúde ( CETS), da Santa Casa, na esquina da Rua Oliveira Belo com Avenida Generalíssimo Deodoro.
Servidora da instituição, Ana Paula Ferreira foi uma das idealizadoras da atividade. “Eu faço parte de um grupo de corrida e, por trabalhar na Santa Casa, já tenho me sentido sensibilizada pela causa da doação de leite. Por que não unir as pessoas que praticam esporte a essa causa nobre? E assim surgiu a ideia do treino, que teve mais de 300 inscrições, e por conta desse grande número de inscritos já estamos pensando em realizar uma corrida na programação do ano que vem”, disse Ana Paula.
A diretora Técnica-operacional da Fundação Santa Casa, Maria Alves Belém, ressaltou que o primeiro Treino Solidário do Banco de Leite marca a abertura da Semana Estadual de Doação de Leite Humano. “Esse Treino Solidário conta com a participação da sociedade através de diversas assessorias de corridas que temos em Belém, para fomentar a divulgação da doação de leite humano para a Santa Casa, que salva a vida dos bebês, e doação dos frascos para a coleta desse leite, que é um produto precioso para a saúde dos prematuros internados no Hospital”, frisou a gestora.
“Líquido ouro” – A coordenadora do Banco de Leite Humano ( BLH) da Santa Casa, Cynara Souza, destacou a importância das doações de frascos e leite humano. “Nós estamos recebendo frascos com o apoio incondicional dos atletas, que entenderam que a causa é importante, e que este frasco é reutilizável e vai armazenar o nosso líquido ouro, que é o leite humano, que também é consequência do gesto solidário das mães doadoras, para atender as dietas dos recém-nascidos prematuros e de risco internados nas unidades neonatais da Santa Casa”, informou Cynara Souza.
Para receber informações sobre como doar leite humano ou frascos de vidro, a pessoa deve entrar em contato com o Banco de Leite da Santa Casa ou com o Projeto Bombeiros da Vida pelos telefones: (91) 3251-7311 (BLH) e 988996326 (WhatsApp dos Bombeiros) ou pelos sites da Fundação Santa Casa e do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.
Os frascos para armazenamento de leite humano precisam ser de vidro, com tampa rosqueável, como os de café solúvel.