Gilberto Moura
A primeira sexta-feira do mês de julho (5) foi marcada por pouca movimentação na rodovia BR-316 (do km 01 ao km 18), bem como nas Avenidas João Paulo II e Independência, na Região Metropolitana de Belém.
As vias são monitoradas pela “Operação Verão 2024”, no qual 40 agentes do Departamento de Trânsito do Pará (Detran/Pa) atuam com orientação de tráfego aos motoristas, tendo foco na conscientização e fiscalização dos condutores de veículos.
O reforço no policiamento vem sendo realizado em 92 localidades em todo o Estado. Ao todo, 5.660 agentes de segurança atuam na “Operação Verão 2024”, considerada a maior em termos de duração já realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), com término previsto para 5 de agosto.
EFETIVO
Mais de 400 viaturas entre automóveis, motocicletas, veículos de remoção, ônibus, micro-ônibus e ambulâncias de resgate e aeronaves estão envolvidas na ação. O Regimento de Polícia Montada (RPMont) da Polícia Militar do Pará, também está presente com mais de 40 policiais auxiliando nas rondas e ações preventivas nas praias e balneários do Estado.
O Grupamento Aéreo đe Segurança Pública (Graesp) estará atuando com duas aeronaves e o Grupamento Fluvial (Gflu) com mais de 30 embarcações.
CENTRO INTEGRADOS
Este ano, quatro localidades receberão os Centros Integrados de Comando e Controle móveis, que irão atuar com objetivo de reunir e integrar as forças de segurança, a fim de garantir maior celeridade na tomada de decisão e alinhamento das ações, além de realizar o monitoramento em tempo real com câmeras de segurança.
Os Centros estão instalados no município de Salinópolis, na Praia do Atalaia, ao lado do atalho da Sofia; no distrito de Mosqueiro, no ônibus da Guarda Municipal de Belém, que ficará localizado no Caramanchão; o Centro móvel, que será instalado na vila de Ajuruteua, em Bragança, e ainda, o Posto de Comando e Atendimento do Corpo de Bombeiros Militar, instalado no distrito de Outeiro.
AÇÕES INTEGRADAS
Durante os finais de semana de julho até 1º de agosto, serão intensificadas as fiscalizações na entrada e saída da Capital, bem como, nas estradas, a fim de auxiliar na fluidez do tráfego. Agentes do Detran e Poícia Civil, juntamente com agentes de trânsito municipais e federais, atuarão em conjunto para garantir maior segurança aos condutores de veículos e pedestres.
A Operação “Lei Seca” também está de volta, com o objetivo de evitar acidentes de trânsito e a condução de veículos com uso de bebida alcoólica.
O Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil realizam orientações e advertências, nas praias e balneários do Estado, além da presença nas estradas estaduais com equipes de salvamento e resgate, em caso de acidentes.