Grande Belém

Saiba quais cuidados tomar na hora de comprar óculos de sol

Saiba quais cuidados tomar na hora de comprar óculos de sol Saiba quais cuidados tomar na hora de comprar óculos de sol Saiba quais cuidados tomar na hora de comprar óculos de sol Saiba quais cuidados tomar na hora de comprar óculos de sol
O médico Lauro José Barata: “O óculos de sol é mais do que um simples acessório, ele também protege seus olhos contra os raios UV" 
FOTO: CELSO RODRIGUES
O médico Lauro José Barata: “O óculos de sol é mais do que um simples acessório, ele também protege seus olhos contra os raios UV" FOTO: CELSO RODRIGUES

Trayce Melo

No verão, a exposição solar aumenta e, com isso, é necessário reforçar não só os cuidados com a pele, mas também com os olhos. Uma das formas de protegê-los é usando óculos de sol. Isso porque os raios emitidos pelo sol, conhecidos como raios ultravioletas (UV), que são UVA, UVB e UVC, podem ocasionar problemas para a visão.

O médico oftalmologista Lauro José Barata de Lima orienta sobre a importância dos óculos de sol para a saúde dos olhos. “O sol pode levar a inúmeros danos para o olho. Não só o aparecimento da ‘carne crescida’, que o nome técnico é pterígio. Mas também o aparecimento de uma catarata precoce ou uma degeneração dentro do olho, chamada de degeneração macular, que pode estar relacionada diretamente à exposição solar sem os cuidados necessários”, informa. “Esses cuidados se dão principalmente pelo fato de usar uma proteção contra os raios ultravioleta, através dos óculos de sol”, afirma.

O médico alerta para alguns cuidados na escolha de óculos escuros. “O óculos de sol é mais do que um simples acessório, ele também protege seus olhos contra os raios UV. Na hora de ir às compras, é recomendado optar por lugares com boas referências, como as óticas, porque elas passam por controle da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), têm certificado e garantia do produto”, explica.

O especialista chama a atenção para os riscos em comprar óculos de sol em lugares sem procedência. “Na economia informal, como no caso dos vendedores ambulantes, a pessoa não tem como garantir qualidade e proteção para saúde visual. Como esse óculos de sol não tem a proteção adequada para os raios UVA e UVB, eles podem levar ao aparecimento e progressão da carne crescida, como falei anteriormente. Porque eles não têm nenhuma proteção que evite a exposição, esses óculos são nada mais do que a gente pegar uma lente e colocar uma película e vender”, avalia.

“Quanto aos óculos serem mais escuros ou mais claros, isso vai ser muito do gosto pessoal. O mais escuro, consequentemente, traz mais conforto visual, por que ele vai ter uma obstrução maior aos raios em relação à parte visual”, diz.

Em uma ótica na rua Treze de Maio, a proprietária Nazaré do Socorro comemora o aumento do faturamento da loja. “Nos meses de junho e julho nossas vendas melhoram cerca de 50%, a procura é muito grande por óculos de sol. Os preços variam entre R$ 200,00 e podem chegar até R$490,00, mas os modelos oferecem 100% de proteção solar, são polarizados e têm garantia estendida”, diz.

“Temos modelos para todos os gostos, mas eu percebi que tem saído bastante os de clipon, que é tipo de armação para óculos onde as lentes solares podem ser acopladas por cima das lentes de grau. Outro tipo de armação é a degradê, que a lente é mais escura em cima e mais clara em baixo. A mulherada também gosta muito dos modelos dos óculos redondos e o aviador que nunca sai de moda”.