Grande Belém

Sábado foi dia de vacinação em 59 postos de Belém

Crianças e adolescentes compareceram as unidades de saúde para vacinar. Foto: Edielson Shinohara
Crianças e adolescentes compareceram as unidades de saúde para vacinar. Foto: Edielson Shinohara

Sábado também é dia de atualizar a carteira de vacinação. E foi pensando nisso que a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) abriu as salas de vacinação de 59 unidades de saúde de Belém neste sábado, 26, das 8h às 17h.

A ação faz parte da Campanha de Multivacinação promovida na capital e distritos pela Prefeitura de Belém, por meio da Sesma, em parceria com os governos do Pará e Federal.

A técnica de enfermagem, Dalva Oliveira, aproveitou a oportunidade para levar os filhos Lorenzo, de 4 anos, e Isabella Helena, de 7 anos para vacinar.

Carteira atualizada

“A vacinação é importante para a prevenção de várias doenças. Sempre trago os meus filhos para vacinar e faço questão de manter a carteira de vacinação atualizada”, ressalta.

O administrador Deolindo Oliveira, pai do adolescente Ícaro, de 15 anos, também aproveitou que as salas de vacinação estavam abertas neste sábado para levar o filho para vacinar. “É importante atualizar as vacinas dele, de acordo com o calendário de vacinação para cuidar da saúde dele”, reforça.

A enfermeira Mara dos Santos, da Unidade Municipal de Saúde (UMS) Telégrafo, reforçou da importância de ter uma campanha para estimular a atualização da carteira de vacinação das crianças e dos adolescentes. “A nossa campanha está movimentada, com uma expectativa alta, uma movimentação legal. Isso significa que os pais estão compreendendo a importância de trazer os seus filhos para serem vacinados”, destaca.

Multivacinação

Voltada para crianças e adolescentes  menores de 15 anos, a campanha teve início no dia 10 agosto, com o dia “D” realizado no sábado, 19. O encerramento da ação está previsto para o dia 29 de setembro.

O objetivo é promover ações de vacinação de alta qualidade para atualização do Calendário Vacinal de Crianças e Adolescentes, a fim de resgatar coberturas vacinais dos programas de rotina ano 2023.

A ação tem como meta resgatar a cobertura vacinal das crianças menores de 5 anos e adolescentes, menores de 15 anos de idade, referente ao ano de 2023, estabelecendo metas para cada Unidade de Saúde, de acordo com resíduo vacinal.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça, ainda, que as vacinas que fazem parte da Campanha de Multivacinação estão disponíveis nas unidades básicas de saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.