Alexandre Nascimento
A Copa do Mundo começa no próximo domingo (20), com a estreia do Brasil apenas no próximo dia 24, mas a torcida brasileira já entrou no clima do maior evento esportivo mundial. Em muitos bairros de Belém, o tom verde e amarelo colore as ruas com o desenho da bandeira nacional, assim como dos elementos das mascotes do torneio que será realizado no Qatar e bandeirinhas penduradas de um lado ao outro das vias.
A empolgação é motivada pela união entre os moradores, que coletaram donativos para financiar a ornamentação das ruas e prometem festa ainda maior no dia dos jogos da seleção.
Foi nessa empolgação que os moradores da travessa 3 de Maio, entre as ruas Caripunas e Pariquis, no bairro da Cremação, enfeitaram a via. Fazendo uso do termo futebolístico, eles ‘convocaram’ toda vizinhança a fazer a doação de R$ 50, entre outras ações, para promover os enfeites alusivos à Copa do Mundo.
“Fizemos rifas junto aos moradores e arrecadamos ao todo, cerca de R$ 6.500, e compramos todos os materiais. Foram 24 galões de tinta com as cores da bandeira do Brasil e os outros enfeites”, disse Paulo Evaristo, organizador.
O trabalho começou há mais de uma semana e que já entrou pela madrugada. “Aproveitamos esse final de semana prolongado para adiantar o trabalho, varando a madrugada e deixamos quase tudo pronto. Acreditamos que iremos terminar até domingo, nesta mesma dedicação de enfeitar até tarde, para deixar tudo pronto e deixar nossa rua no clima de Copa, principalmente de torcida pela nossa seleção em conquistar o hexa”, completou Lucas Victor, da organização.
Em 2018, eles venceram o prêmio da rua mais enfeitada pela rádio 99 FM, em promoção do grupo RBA. “A gente capricha nos enfeites, com desenhos bem feitos da bandeira do Brasil, da taça e mascote da Copa. E, como neste ano vai ser perto do Natal, nós pintamos até o Papai Noel de verde e amarelo. Foi por esse capricho que vencemos o prêmio da 99 FM em 2018, e nesse ano caprichamos de novo”,
declarou Paulo Evaristo.
Já na rua dos Timbiras, entre as travessas Honório José dos Santos e Carlos de Carvalho, no bairro do Jurunas, os enfeites foram feitos pela escola de samba Rancho Não Posso Me Amofiná.
“O Rancho decidiu apostar nesses enfeites para esse clima de copa, que envolveu mais de 30 pessoas que pintaram a rua e que vão ampliar ainda mais os enfeites, mais decoração que vão deixar bem evidente a nossa torcida pela nossa seleção”, disse Jackson Santarém, presidente do Rancho.
A organização do Rancho promete maior empolgação nos dias dos jogos da seleção, com telão e outras atrações. “Iremos colocar brinquedos para as crianças, muitos grupos de pagodes tocando no meio da rua. Será uma rua de lazer, para que a comunidade possa torcer juntos com a gente por nossa seleção na busca pelo hexa”, concluiu.