Grande Belém

Roteiro Geo-turístico apresenta Belém a visitantes

Os encontros do projeto são gratuitos e contam com uma caminhada pelo Centro Histórico da cidade. Foto: Antônio Melo/Diário do Pará
Os encontros do projeto são gratuitos e contam com uma caminhada pelo Centro Histórico da cidade. Foto: Antônio Melo/Diário do Pará

Pryscila Soares

Um Grupo de Pesquisa da Faculdade de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizou uma edição especial do Projeto Roteiros Geo-turísticos, na manhã do último sábado (18), em Belém.

O tour “Pelo Ver-o-Peso e Feliz Lusitânia” iniciou pelo Mercado de Carne Francisco Bolonha, no Complexo Ver-o-Peso, e finalizou no Forte do Castelo. O objetivo da atividade foi apresentar pontos turísticos e compartilhar informações sobre vários aspectos da capital paraense entre os participantes.

O projeto existe há 12 anos e é coordenado pela professora Maria Goretti Tavares. Na edição de sábado havia docentes da UFPA e da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Dentre eles estavam chineses que ministram no curso de mandarim, na Uepa, e uma aluna estrangeira do curso de português, da UFPA. Mais de 9 mil pessoas já participaram do projeto de extensão.

“A gente aborda a importância histórica e o patrimônio da cidade de Belém. Falamos sobre geografia, história, arquitetura e cultura. Hoje temos a participação de estrangeiros da Uepa e UFPA que vieram conhecer um pouco sobre Belém. Vamos apresentar o Ver-o-Peso, que é nosso principal cartão-postal, vamos nos dois mercados, pedra do peixe, feira do açaí e seguimos para o Complexo Feliz Lusitânia, terminando dentro do Forte do Castelo”, pontuou Maria Goretti.

Alternando a fala entre o inglês e o português, a aluna do curso de português da UFPA, Conistia Fernanda da Cruz, 19, que é do Timor-Leste, está empolgada para aprender a língua portuguesa e conhecer a capital paraense. “Eu sou estrangeira e cheguei há semana em Belém. Quero conhecer a cidade, gosto de Belém. Vim para estudar aqui”, contou.

PROJETO

O Projeto Roteiros Geo-turísticos foi criado em 2011, tendo como objetivo implementar ações voltadas para práticas de turismo histórico, cultural e patrimonial, a fim de resgatar a memória sócio-espacial de Belém. Os encontros do projeto são gratuitos e contam com uma caminhada pelo Centro Histórico da cidade.