Nesta quinta-feira (23), gestores da segurança pública, juntamente com os organizadores do “Rolezão Giro Loko”, realizado no último sábado (18), na Região Metropolitana de Belém, se reuniram para orientações e esclarecimentos sobre a realização do evento que causou desordem e perturbação do sossego aos moradores da Capital. O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), em Belém.
“Nossas equipes de inteligência identificaram os responsáveis pelo ocorrido no último sábado (19/03) e os convidamos para alguns esclarecimentos e orientações quanto aos procedimentos e normas que devem ser respeitadas para que não seja repetida a mesma atitude que causou um grande transtorno a população. Além da poluição sonora e perturbação do sossego, que são caracterizados como crime, serão apuradas as circunstâncias. Agora, medidas serão tomadas pela Delegacia Especializada em Meio Ambiente” disse o secretario adjunto de Operações da Segup, Luciano de Oliveira.
Na noite do dia 18 de março, mais de 600 motos circularam pela Região Metropolitana trafegando em alta velocidade, fazendo manobras arriscadas e ocasionando a perturbação do sossego, devido as descargas adulteradas das motos, além de interroper o fluxo do trânsito, impedindo o direito de ir e vir dos moradores da Capital.
Durante a reunião, os envolvidos prestaram um breve esclarecimento e na sequência foram orientados quanto a conduta inadequada. Os responsáveis pela organização do evento seguiram para a Delegacia Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal – DEMAPA, onde prestaram depoimento.
Ação – Os órgãos de Segurança Pública, de forma integrada, já estão articulando ações de segurança, a exemplo das Operações “Duas Rodas”, “Synkrama” e Tolerância Zero” que serão intensificadas para que possam atuar de forma ostensiva e preventiva em toda a Capital.
Participaram da reunião os representantes da Segup, Polícias Civil e Militar, Departamento de Transito do Estado (Detran) e Guarda Municipal de Belém.
Fonte: Agência Pará