Diego Monteiro
A restauração da Basílica Santuário de Nazaré, em Belém, avançou e entrou na segunda fase de execução do projeto. Iniciada no final de novembro de 2023, a obra na lateral esquerda da nave da igreja foi concluída. Agora, o foco estará na parte central, envolvendo a revisão e recomposição do forro, composto por madeiramento, assim como nas paredes com pedrarias, pinturas e vitrais.
De acordo com Isis Jesus Ribeiro, fiscal da obra, os profissionais estão finalizando a instalação dos andaimes, prevista para esta semana, permitindo o início desta nova etapa. “Sabemos que é um serviço que exige cuidado, não apenas com a estrutura da Basílica, mas também com os profissionais, pois trata-se de um espaço que é bastante alto, então toda atenção é importante”, afirma.
“A segunda fase concentrará esforços nas paredes de tesselas, nos mosaicos, além do forro, que é uma de nossas maiores preocupações, devido à complexidade dos elementos que ali existem e ao difícil acesso. Ainda não podemos falar das condições desses pontos, pois só teremos uma compreensão mais clara quando estivermos próximos da área que será mexida nos próximos dias”, acrescenta Isis.
Mesmo com as intervenções no espaço, a programação da Basílica permanece inalterada, mantendo missas e celebrações habituais com horários diferenciados. Para isso, medidas de segurança foram implementadas para os fiéis, incluindo lonas e tapumes delimitando a área em obras, além de avisos e sinalizações visíveis para alertar os frequentadores a manterem distância.
Para o engenheiro Marcus Valente Ribeiro, esses são procedimentos que exigem cuidado e atenção, mas os trabalhos seguem em ritmo constante, para entregar a Basílica de Nazaré o mais breve possível. “Por ser uma obra de restauro, surpresas sempre surgem. Estamos trabalhando com a expectativa de liberar a nave da igreja para receber os fiéis até o Círio de Nazaré de 2024”, conclui.
A restauração da Basílica Santuário de Nazaré é um marco histórico, sendo a primeira vez que o espaço religioso passa por uma recuperação total. Entre os serviços e locais contemplados nessa intervenção restaurativa estão a revisão da cobertura, do altar principal, a recuperação dos vitrais, todas as capelas laterais, o forro com pinturas decorativas, pisos, entre outros ambientes.
HORÁRIOS
Desde que a reforma iniciou na Basílica Santuário de Nazaré, algumas celebrações mudaram de local para que possam ser conduzidas da melhor maneira possível. Além disso, houve mudanças no horário de funcionamento desde então. Confira:
- Santa Missa: segunda a sexta-feira
7h: Basílica Santuário de Nazaré
9h: Capela Bom Pastor
12h e 18h: Basílica Santuário de Nazaré.
- Adoração às quartas-feiras:
19h30: Basílica Santuário de Nazaré
Sábado – 7h, 9h, 12h e 17h Basílica Santuário de Nazaré.
- Domingo:
6h30, 8h, 10h, 12h, 16h, 18h e 20h: Basílica Santuário de Nazaré
- Funcionamento da Igreja
Segunda a sexta: 6h às 19h30
Quarta: 6h às 21h
Sábado: 6h às 18h30
Domingo: 6h às 13h e de 15h às 21h