Pará

Reestruturação da Sudam deve considerar mudanças na indústria

Reestruturação da Sudam deve considerar mudanças na indústria Reestruturação da Sudam deve considerar mudanças na indústria Reestruturação da Sudam deve considerar mudanças na indústria Reestruturação da Sudam deve considerar mudanças na indústria
Jefferson Rudy/Agência Senado


Fonte: Agência Senado
Jefferson Rudy/Agência Senado Fonte: Agência Senado

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realizou audiência pública para discutir a reestruturação da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) defendeu descentralizar os fundos FDA e FNO e modernizar os serviços para os estados do Norte, destacando que a Sudam precisa ser revitalizada para beneficiar a região. Waldez Góes enfatizou a necessidade de uma “neo-industrialização” sustentável na Amazônia, adequada às suas vocações naturais.

Houve críticas ao modelo atual de industrialização e apelos por políticas que favoreçam a inclusão social e o desenvolvimento econômico regional. Os senadores Jaime Bagattoli (PL-RO) e Beto Faro (PT-PA) também expressaram preocupações sobre a situação socioeconômica na região e o papel da Sudam.

O senador Jaime Bagattoli (PL-RO) informou que mais da metade da população de 35 milhões de pessoas na Amazônia está praticamente na extrema pobreza. De acordo como senador, a população segue para um “rumo sem esperança”.

Segundo ele, 75% das áreas dos pequenos produtores estão embargadas e sem regularização fundiária, impedindo o acesso ao crédito bancário.

O senador Beto Faro (PT-PA) queixou-se também alegando que a Sudam  não tem financiado sequer pescadores artesanais.

 

 

(Com informações da Agência Senado)