Pará

Quarenta localidades estão na fila para virar municípios no Pará

Comissão da Alepa realiza audiência pública sobre emancipação de distritos do Pará
Comissão da Alepa realiza audiência pública sobre emancipação de distritos do Pará

A Comissão de Divisão Administrativa do Estado, Assuntos Municipais e Tributação da Assembleia Legislativa do Pará (CDAEAMT-Alepa) realizou, na manhã desta quinta-feira (21), uma Audiência Pública voltada à emancipação política de algumas localidades do Pará.  A audiência pública foi coordenada pela deputada Diana Belo (MDB), presidente da comissão.

Para a parlamentar, o encontro fortalece a busca pela emancipação de locais que já possuem estudo de viabilidade municipal. “A audiência mostra a união de esforços para que, juntos, possamos fortalecer ainda mais essa pauta, de emancipação política de algumas localidades do Pará. A Alepa não mede esforços diante de assuntos necessários à população paraense”, disse.

Crédito: Celso Lobo (AID/ALEPA)

Diana Belo comenta que há, na Comissão, 40 processos, aproximadamente, de localidades que buscam sua emancipação, mas alguns já estão defasados. “Será necessário um estudo envolvendo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa). Dependemos também de um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) regulamentado em Brasília. Enquanto isso não acontece, estamos fazendo a nossa parte enquanto comissão. Vamos deixar todos os processos regularizados para que, a partir da atualização, possamos fazer com que esses processos de emancipação se tornem uma realidade no Pará”, pontuou.

Atualmente, só há duas possibilidades legais de transformar distritos em municípios: a publicação de uma lei federal que autorize o Brasil a criar esses municípios – para que isso ocorra, é necessário realizar plebiscitos homologados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE); e por meio do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 56/07, que devolve aos estados o direito de legislar sobre a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios.

 

Crédito: Celso Lobo (AID/ALEPA)

O deputado Iran Lima (MDB), líder de governo na Alepa, disse que “estamos anotando tudo que deverá ser feito junto com outros órgãos para que sejam feitos estudos sobre o assunto. Precisamos de auxílio da Fapespa, do Instituto de Terras do Pará (Iterpa) e dos demais envolvidos na causa. Há interesse não só da nossa bancada governista da Alepa, mas de todos que desejam mais desenvolvimento para o Pará. Temos muito locais que devem ter sua emancipação, como é o caso de Castelo dos Sonhos, distrito do município de Altamira, e muitas outras localidades. Essa Comissão trabalha para isso”, garante o parlamentar.

“Eu relatei três processos, o da Vila Mandi, o de Casa de Tábua e o de Caracol. São três processos que estão com parecer favorável. Mas nós estamos carentes de regulamentação para a criação de novos municípios no Pará. Existe população que se relaciona mais com outros estados devido à logística. A sociedade precisa urgente de novos municípios, isso trará mais desenvolvimento na educação, saúde e muitas outras políticas públicas”, comentou o deputado Aveilton Souza (PSD).

Crédito: Celso Lobo (AID/ALEPA)

Representante da Vila Mandi, distrito do município de Santana do Araguaia, Luiz Gonzaga Conceição dos Santos é trabalhador rural. Segundo ele, é muito difícil ver as pessoas de sua localidade se deslocarem até a sede do distrito para ter o básico. “Vejo o quanto é difícil conseguir atendimento na área da saúde. É um sofrimento ir em Santana do Araguaia buscar seu Bolsa Família. As pessoas gastam o que não têm. Vejo a dificuldade daquele povo de Vila Mandi. Estou, hoje aqui em busca de melhores condições de vida para aquele povo e isso acontecerá com a emancipação da localidade”, pontua.

A audiência pública contou com a presença de movimentos que buscam a emancipação de distritos no Pará; André Bassalo, ouvidor geral do Pará; Dr. Justiniano Alves, procurador geral da Alepa; Waldir Hipólito, representante do IBGE; e Ricardo Medeiros, representante do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). No dia 16 abril, a Comissão de Divisão Administrativa do Estado, Assuntos Municipais e Tributação da Alepa estará em Brasília para participar de um encontro sobre a emancipação dos distritos do Pará.