Grande Belém

Quadra junina aquece vendas no centro comercial

Bruna e Elisângela compravam adereços juninos no centro comercial 

FOTO: WAGNER SANTANA
Bruna e Elisângela compravam adereços juninos no centro comercial FOTO: WAGNER SANTANA

Cintia Magno

Às vésperas da data em que se comemora o primeiro santo celebrado na quadra junina, Santo Antônio, o centro comercial de Belém ficou tomado por consumidores à procura de roupas e adereços típicos do período. Em diferentes lojas e bancas das ruas do comércio, o que imperava na manhã de sábado (10) era a decoração das tradicionais festas juninas.

Dos 40 anos que a autônoma Maria Socorro Ferreira tem de atuação no centro comercial de Belém, 30 são dedicados às roupas típicas das festas juninas.

“Já está tudo preparado para aguardar o movimento maior que está começando ainda. Acredito que lá pelo dia 15 é que a ‘fogueira’ vai estar pegando fogo mesmo”, brinca, ao falar da tradição de trabalhar com os artigos juninos. “O que as pessoas mais procuram é o chapéu de palha e a roupa de miss caipira. Como eu já trabalho há 30 anos com isso, tem cliente que já vem certo. Tem famílias que eu já arrumei a mãe, os filhos e que agora já estou arrumando os netos para o São João”.

Para que a banca de trabalho estivesse recheada de roupas e acessórios já nos primeiros dez dias de junho, a autônoma Fátima Virgínio conta que os trabalhos iniciaram ainda em janeiro. Ela conta que boa parte das peças comercializadas em sua banca é preparada por ela mesma. “A gente vem preparando tudo desde janeiro porque muita coisa a gente mesmo faz e algumas peças a gente encomenda. Não pode faltar o chapéu, os enfeites, adereços”, conta. “Hoje (sábado) o movimento já está ficando bom”.

Para que a pequena Samile, de 8 meses, possa aproveitar a primeira festa junina à caráter, sua mãe, Valéria Macêdo, fez questão de aproveitar o sábado para garantir o vestido caipira da filha. Ela não esperava um movimento tão intenso no final de semana após o feriado, mas tratou de garantir suas compras. “Nós vamos para uma festinha com ela e vai ser o primeiro ano que ela vai brincar São João. Aqui no comércio tem bastante opção, as bancas estão bem bonitas”.

Esse ano também será de estreia para o grupo de amigos da consultora de seguros Elisângela Santana, 26, e da empreendedora Bruna Paula, 29. Pela primeira vez, o grupo decidiu se organizar para fazer uma festa junina. Apesar de o evento estar agendado para 24 de junho, elas fizeram questão de se adiantar na compra dos adereços. “Estamos comprando as coisas que vamos decorar o espaço. A festa vai ser dia 24, mas a gente decidiu vir com antecedência e encontramos as lojas bastante movimentadas”.