“Meu sogro é o primeiro paciente adulto internado na UTI deste hospital, onde todos atendem tão bem”. A afirmação é de Lucilene Santos dos Santos, nora de João Ribeiro, de 70 anos, primeiro paciente admitido, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), na segunda-feira (15).
O governo do Estado construiu e entregou o hospital equipado e pronto para servir à população da Grande Belém, na avenida Augusto Montenegro.
Diretor-geral, Carlos Vinícius Ribeiro explicou que o acesso aos serviços pelos pacientes adultos no Pronto-Socorro Dr.Roberto Macedo não será no modelo chamado de “porta aberta”, que ocorre de forma espontânea, quando o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) procura atendimento indo diretamente à unidade de saúde, sem necessidade de encaminhamento médico.
“Iniciamos no Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo, o atendimento a pacientes adultos regulados para os leitos disponíveis na UTI do hospital e para a especialidade médica de cirurgia geral. Na UTI, serão atendidos pacientes clínicos, ou que tenham demanda de cirurgia em geral, como foi o caso do nosso primeiro paciente, ou que precisam de algum monitoramento que seja feito dentro da Unidade de Tratamento Intensivo. Iniciamos também o serviço de Cirurgia Geral. Passaremos também a realizar cirurgias eletivas, aquelas programadas, sem que isso gere dano à saúde do paciente; como, por exemplo, as cirurgias de colecistectomia e hernioplastia”, informa o gestor.
Carlos Vinícius Ribeiro destaca que para ter acesso aos serviços disponíveis, os pacientes adultos precisam ter cadastro via Sistema Estadual de Regulação (SER). “O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo é porta aberta apenas para a especialidade médica de pediatria, para atendimento de crianças com até 14 anos incompletos (13 anos, 11 e 29 dias). Os serviços disponíveis no PSRM para adultos, todos, sem exceção, necessitam de regulação via setor responsável da Sespa”, reforça o diretor”
Primeira Cirurgia Geral em paciente adulto do Pronto-Socorro Dr.Roberto Macedo
As cirurgias feitas pela equipe de Cirurgia Geral fazem parte de outro serviço para adultos, além da assistência de média complexidade disponível na UTI, juntamente com a especialidade cirúrgica, a cirurgia vascular. A primeira cirurgia foi uma cirurgia geral, e aconteceu, na terça-feira (16), e o primeiro paciente adulto regulado para a UTI Adulto, foi também o primeiro paciente submetido a uma cirurgia de urgência no PSRM.
De acordo com o médico cirurgião geral e do aparelho digestivo, Anderson Queiroz, coordenador da equipe de Cirurgia Geral do PS, é muito importante trabalhar com o objetivo de oferecer a população da região Metropolitana um Serviço de Cirurgia de Urgência de excelência, com equipe treinada e capacitada, materiais e aparelhos novos, voltados para garantir um atendimento de alta qualidade técnica e humana para os usuários. Ele destaca que o sentimento neste momento é de uma grande responsabilidade, por se tratar do início de um serviço tão importante para a população relacionada a esse perfil assistencial (adulto).
“Conduzir um serviço de atendimento médico, desde sua criação a uma situação de excelência é complexo e desafiador, mas estamos muito felizes e satisfeitos com os frutos já colhidos, embora o nosso intuito seja melhorar cada vez mais. Tivemos a oportunidade de conduzir um paciente com uma lesão extensa de orofaringe, atribuída a um tabagismo de longa data, o qual conseguimos realizar a biópsia para fins diagnósticos e realizar procedimentos cirúrgicos para assegurar a via aérea e sua via alimentar, já que a lesão é bastante extensa, provendo conforto e segurança para o mesmo durante o tratamento definitivo. Acho que só temos a agradecer a Deus, nossas famílias, nossos coordenadores, nossas equipes médicas, de enfermagem e farmacêuticos, que estão dia a dia trabalhando para aprimorar e melhorar cada vez mais esse serviço, que tem tudo para elevar a saúde da região Metropolitana de Belém para o nível de excelência”, destaca o cirurgião geral.
Para Lucilene Santos, nora de João Ribeiro, citado no início desta reportagem, “é essencial que o hospital atenda pacientes adultos que precisam desses serviços importantes, que agora passam a ser ofertados aqui, com essa estrutura tão boa”, afirmou. João Ribeiro é natural do município de Santa Isabel, no nordeste do Pará.
Apesar da situação de saúde dele, fico feliz em saber que aqui será bem assistido, por equipe completa de médicos e equipamentos que ele necessita para estar sempre bem assistido. É essencial que o hospital atenda pacientes adultos que precisam desses serviços importantes, que agora passam a ser ofertados aqui, com essa estrutura tão boa”, opina a acompanhante.
Este é o relato de Lucilene Santos dos Santos, nora de João Ribeiro, de 70 anos, do município de Santa Isabel, nordeste do Pará, primeiro paciente admitido nessa segunda-feira (15), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), unidade de saúde construída e entregue recentemente, pelo Governo do Pará na Avenida Augusto Montenegro, em Belém.
Perfil assistencial e área de abrangência do atendimento
O Pronto Socorro Dr. Roberto Macedo atende crianças e adolescentes com até 14 anos incompletos (13 anos, 11 meses e 29 dias), na área que compreende a Região Metropolitana de Belém (RMB), sobretudo dos bairros do entorno, como Bengui, Mangueirão, distritos de Icoaraci e Outeiro, sem necessidade de encaminhamentos da Atenção Básica.
A unidade de saúde também presta assistência a esse perfil de usuário (crianças e adolescentes) encaminhados para tratamento no hospital, enquanto referência pediátrica.
Outro perfil assistencial do PS, diz respeito ao atendimento de adultos encaminhados via Sistema Estadual de Regulação (SER) para leitos de Terapia Intensiva (UTI) em tratamento clínico, além de cirurgias das especialidades médicas, de cirurgia geral e vascular.
Números de atendimento
Desde a entrega, em 18 de maio passado até esta quinta-feira (18), foram realizados 9.301 exames laboratoriais, 1.323 procedimentos entre exames de Imagem e pareceres médicos, 4.164 consultas médicas, 314 internações e 90 cirurgias.
PS Dr. Roberto Macedo
O Pronto-Socorro Dr.Roberto de Macedo, unidade hospitalar administrada pelo Instituto ACQUA, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Estado do Pará (Sespa), tem 28 mil metros quadrados de área, estruturada para atendimento de urgência e emergência 24 horas, à população que faz parte do perfil assistencial da unidade.
Como unidade de retaguarda, o Pronto-Socorro garante à população, Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), que inclui tomografia, raio-X, ultrassonografia, eletrocardiograma e outros, e ainda laboratório de análises clínicas e patológicas, serviços de farmácia, nutrição e dietética e Agência Transfusional.