A gastronomia amazônica faz parte do dia a dia do nortista e tem um imenso potencial, contudo quando pensamos em eventos, corporativos e sociais, ainda é pouco comum encontrarmos alimentos com esta temática nestes espaços. Foi pensando em resolver esta questão e inspirando-se em casos de sucesso de outros países, que o Instituto Paulo Martins (IPM), com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS) desenvolveu o Projeto “Alimentos amazônicos: use, divulgue, consuma!”, onde propõe uma abordagem estruturada para transformar a culinária amazônica em um ativo global, promovendo iniciativas de divulgação e capacitação focadas no uso de ingredientes locais em coquetéis, coffee-break e eventos.
Com investimentos estratégicos e parcerias entre governo, setor privado e sociedade civil, a Amazônia pode se consolidar como um ícone da gastronomia mundial, promovendo sua cultura, biodiversidade e desenvolvimento sustentável.
WORKSHOP
Para que estes objetivos comecem a se concretizar, o IPM e a Abrasel vão promover, numa primeira etapa, uma roda de conversa com Proprietários, Gerentes e Compradores de empresas de catering, buffets e hotéis, com a finalidade de sensibilizar este público para as vantagens e facilidades do uso de ingredientes amazônicos no cardápio de eventos, além de chamar a atenção do mercado gastronômico para esta inexplorada oportunidade de negócios.
Numa segunda etapa, serão oferecidos três workshops com chefs de reconhecida experiência em culinária regional amazônica: Daniela Martins, Brenda Brito e Felipe Gemaque que ensinarão receitas práticas de finger-foods, entradas e petiscos com ingredientes paraenses, específicos para servir em eventos, coquetéis e coffee-breaks. Ao final, os participantes receberão ainda uma lista de fornecedores dos ingredientes locais e caderno de receitas assinado pelos três chefs ministrantes.
Os workshops pretendem atender mais de 150 pessoas e incluem ainda 20 mentorias individuais para empresas que necessitarem de suporte para aprimorar seus pratos e processos de compras de ingredientes amazônicos.
Ao incentivar o uso dos alimentos amazônicos e práticas agroextrativistas responsáveis, o projeto visa contribuir diretamente para a redução do desmatamento, a manutenção dos ecossistemas e, principalmente, o fortalecimento das cadeias produtivas sustentáveis, apoiando o desenvolvimento de um ambiente de negócios com impacto ambiental altamente positivo.
CHEFS CONVIDADOS:
Daniela Martins
É de Belém do Pará, tem 48 anos e é especializada em cozinha paraense. Por 12 anos, esteve à frente da aclamada cozinha do restaurante Lá em Casa, que teve como precursores sua avó, Anna Maria, e o pai, Paulo Martins, reconhecido nacionalmente como o Embaixador da Cozinha Paraense.
Atualmente, está comandando a cozinha do “É Pra Levar” e do Lá em Casa Eventos, empresas especializadas em comidas congeladas caseiras e em eventos, respectivamente.
Sua atuação se dá em duas linhas: resgatar pratos da cozinha típica e tradicional paraense e inovar esta tradição. Tem formação em chef de Cozinha pelo ICIF Brasil e cursos complementares na Escola de Gastronomia de Aires Scavone e na Escola da Arte Culinária Laurent.
Brenda Brito
É engenheira de Alimentos, com mestrado e doutorado pela UFPA, com graduação em Gastrologia pela Unama, atuando como docente em instituições como Sectet/UFPA; Unama, Senar, além de coordenadora pedagógica da Plataforma 091- Capacitação.
Tem experiência e publicações científicas internacionais em temas como: processamento de cacau (fermentação, secagem e torração), processamento de raízes e tubérculos (fermentação da manipueira para produção de tucupi), entre outros.
Na gastronomia, atua nas áreas de cozinha regional, panificação, confeitaria, técnicas de processamento de frutas e chocolateria bean to bar.
Felipe Gemaque
Formado em gastronomia e cozinha internacional pela Universidade do Vale do Itajaí (SC), Felipe Gemaque é chef, professor e consultor gastronômico. Sua paixão pela cozinha surgiu aos 15 anos, quando fez seu primeiro estágio em um restaurante italiano de Belém e, posteriormente, teve passagens pelo restaurante “Lá em Casa”, que foi um dos mais tradicionais do Pará. Após a faculdade, passou por diversas experiências profissionais até se tornar chef consultor da Tramontina. Ele já representou o Pará em eventos internacionais e assina preparos que destacam a autenticidade da cozinha paraense, como no Fartura, em Lisboa.
Atualmente, o chef Felipe Gemaque é proprietário da ‘Belém Congelados’ e estará na 15ª edição do Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, em setembro.
(BOX)
Ações do Projeto
Roda de Conversa “Alimentos amazônicos: use, divulgue, consuma!” com Joanna Martins e Bebel Lima.
Data: 11/08/2025
Hora: 17h30 às 19h
Local: Cesupa José Malcher
Workshop: Vantagens do uso de alimentos amazônicos no mercado de eventos
Local: Senac Serzedelo Corrêa
Hora: 17h às 21h
Workshop 1: 18/8 (segunda-feira) – chef Dani Martins
Workshop 2: 19/8 (terça-feira) – chef Felipe Gemaque
Workshop 3: 20/8 (quarta-feira) – professora Brenda Brito
Faça sua inscrição aqui
*Texto de Emiiana Costa