Cintia Magno
Tendo a natureza do Parque Zoobotânico Mangal das Garças como cenário, as crianças que foram até o parque na manhã de domingo (17) tiveram a oportunidade de vivenciar uma manhã alegre e repleta de brincadeiras. Através do Projeto Ecoarte, o Mangal realiza ações gratuitas de educação ambiental todos os domingos, quando os pequenos se divertem com brincadeiras e gincanas. O projeto é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Organização Social Pará 2000, que administra o local.
Apesar de já conhecer e frequentar o Mangal das Garças com a filha Amora, de três anos, a advogada Beatriz Silva, 31 anos, ainda não tinha participado das atividades desenvolvidas para as crianças. A oportunidade veio na manhã do último domingo (17). “Essa é a primeira vez que a gente vem na programação infantil. Eu vi nas redes sociais que ia ter a manhã alegre e resolvi trazer ela”, comentou. “Pra gente que tem filhos é muito bom porque isso estimula o desenvolvimento deles, a socialização com outras crianças, principalmente as crianças que nasceram durante a pandemia e desde pequenos ficaram muito tempo em casa. É bom ter uma programação ao ar livre com elas”.
Com música e brincadeiras que estimulam a socialização não apenas entre as crianças, mas também com os pais e responsáveis presentes, não demorou para que o grupo de pequenos se soltassem e aproveitassem as atividades. O autônomo Rosenildo Santos, 42 anos, também ficou sabendo da atividade e reservou a manhã de domingo para levar o filho e a sobrinha ao parque. “É muito bom pra eles porque eles saem um pouco do celular, do computador. Eles estão se divertindo”.
Animadora do Clube da Animação, que realiza as atividades com as crianças, Norma Miranda explica que o projeto é realizado todo domingo. “Nós fazemos oficinas de massinha, oficina de pulseirismo, danças, brincadeiras e a gente (adultos) participa junto com eles”, conta ao apontar que costumam participar de 30 a 50 crianças por domingo. “É uma programação gratuita e todo domingo nós estamos aqui com brincadeiras e oficinas para eles”.