Grande Belém

Programação do Planetário oferece lazer e conhecimento

Programação conta com oficinas, visitas e sessões de cúpula
FOTO: MAURO ÂNGELO
Programação conta com oficinas, visitas e sessões de cúpula FOTO: MAURO ÂNGELO

Trayce Melo

Quem busca lazer para este mês de julho, pode aproveitar a programação de férias no Centro de Ciências e Planetário do Pará e ainda aprender um pouco mais sobre o universo. A programação é voltada ao público infantil e infantojuvenil, sendo dividida em dois turnos, pela manhã e tarde, nas terças e quintas-feiras das duas primeiras semanas de julho. O cronograma conta com oficinas, visitas públicas e sessões de cúpula. Algumas oficinas oferecem 20 vagas e outras 30 vagas.

Entre as atividades oferecidas, estão oficina de origami, dobraduras e colagens; produção de mini terrário; oficina de química forense; produção de foguete; produção de sabão; oficina de Libras e oficina de pipa tetraédrica.

O público-alvo são crianças de 6 a 10 anos e adolescentes a partir dos 15 anos. As Férias no Planetário seguem até o dia 15/07. Após essa data, o Planetário entrará em recesso para visitas, retornando às atividades em agosto.

Para o diretor do CCPPA, José Roberto Alves, as atividades possibilitam unir tanto o lado da diversão quanto a promoção dos conhecimentos científicos produzidos no Planetário. “Para a gente é uma alegria receber crianças, estudantes e pessoas que gostam de astronomia aqui no Planetário. Nós temos o nosso Centro de Ciências (espaço da matemática, da física, da química e da biologia), que são espaços de encanto, de experimentar a ciência, o conhecimento científico e isso faz toda diferença. Ao estimular essa curiosidade cultivando o hábito da astronomia, os pequenos ganham desde cedo interesse em aprender ciência”, pontua.

“Estamos tendo um bom público, os pais estão trazendo os filhos para visitar o Planetário. Inclusive, na próxima quinta-feira, vamos encerrar as oficinas no turno da tarde. Para o encerramento, estamos preparando um campeonato de lançamento de foguetes para os participantes da oficina de produção de foguetes. Será uma forma bem divertida e de muito conhecimento para encerrar a programação”.

Claudia Sandra Briggida, 49 anos, levou o filho Miguel, de 6 anos, para conhecer o Planetário. “A minha irmã veio passar as férias em Belém e ela tinha muita vontade de conhecer o Planetário, então ela trouxe eu e o meu filho para conhecer também. Estamos gostando muito do passeio, o espaço é muito interativo e cheio de conhecimento. Agora estamos esperando a próxima sessão na cúpula”, conta Claudia.

Também foi a primeira vez do Wilson Brito, 41 anos, professor, e do filho João Gabriel, de 5 anos. Ele conta que o filho é fascinado pelo universo e ficou deslumbrado com o “Show de Química”.

“Estamos explorando bastante o local, achei muito bom. Ainda vamos conhecer a cúpula, mas só essa parte da matemática, ver como os objetos se movem e as experiências químicas foi bem interessante e deixou ele muito feliz. Essas programações são uma forma de aprender também, de visualizar, ficar em contato, gerar uma forma deles compreenderem e está mais próximo desse universo que eles não conhecem”, diz Wilson.