Grande Belém

Programa oferta castração gratuita de cães e gatos nesta quinta (06) na Grande Belém

Atendimento dos pets segue até hoje nas Usinas da Paz da Cabanagem e do Bengui. Foto: Celso Rodrigues/ Diário do Pará.
Atendimento dos pets segue até hoje nas Usinas da Paz da Cabanagem e do Bengui. Foto: Celso Rodrigues/ Diário do Pará.

Pryscila Soares

As Usinas da Paz dos bairros da Cabanagem e Bengui, em Belém, abriram suas portas ontem (05) e seguem hoje (6) com uma ação para realizar o cadastro de animais no Programa Pará Pet, que vai ofertar gratuitamente a castração de cães e gatos para famílias que não têm condições de arcar com os custos da cirurgia. A iniciativa é do Governo do Pará, por meio da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) e a Fundação ParáPaz.

A partir do cadastro, os animais são submetidos a exames para analisar se estão aptos a passar pelo procedimento. Em seguida, o tutor já sai do atendimento com a cirurgia do animal devidamente agendada. A recomendação é que o animal tenha entre 6 meses e 5 anos, peso acima de 1 kg para os felinos e 1,6 kg para os caninos, além de apresentar uma boa condição de saúde. Em caso de esterilização de fêmeas, elas não podem estar em período gestacional.

A ação é uma medida segura e eficaz de controle populacional de cães e gatos e traz inúmeros benefícios para a saúde dos pets, aumentando sua expectativa de vida, conforme explicou a coordenadora de assuntos prioritários da Seac, Ariela Motozuki.

“O objetivo da ação é o controle populacional e a saúde animal visando, também, a questão da saúde pública, visto que é uma questão de superpopulação animal e pode acarretar muitas doenças como leishmaniose e zoonoses. A castração é considerada hoje como o melhor método de se controlar a zoonoses e a superpopulação. Esses animais vão ser atendidos nas usinas, prioritariamente, mas, posteriormente, estaremos levando para os bairros”, informou.

A coordenadora ressaltou que o programa visa realizar três mil castrações por mês, totalizando mais de cem mil castrações anualmente, sendo o maior programa de castração do norte do país. Dentre os tutores que passaram pelo local estava a dona de casa Denise Ferreira, 46. A moradora da Cabanagem levou a cadela Rita de Cássia, de 5 anos, para efetuar o cadastro. “Estava procurando esse serviço há muito tempo, porque ela só tomava injeção e eu ficava preocupada por saber que faz mal. Ela ainda vai fazer os exames para saber se pode ser castrada. A iniciativa é muito boa. Muito bom para a comunidade”, disse Denise.

Já a artesã Jomara Silva, 53, acompanhou a irmã para levar o gatinho carinhosamente chamado de Algodão para ser castrado. “Fiquei sabendo por um grupo de WhatsApp e avisei minha irmã. É ótimo, porque tem tantos animais parindo e animais abandonados. Isso entristece. Então, é muito bom para quem não tem condições de mandar castrar por conta própria”, elogiou.

Serviço

Os cadastros seguirão na manhã desta quinta-feira (06), a partir das 9h na UsiPaz Pe. Bruno Sechi, localizada na Estrada do Bengui, S/N (ao lado do Pátio de Retenção do DETRAN), no bairro do Bengui e na UsiPaz Cabanagem, localizada na rua Damasco, nº 37, próximo a Estrada do Benjamin (ao lado da Escola José Valente Ribeiro), no bairro da Cabanagem.

Os responsáveis precisam apresentar cópias do RG, CPF, e, ainda, comprovante de residência, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e Número de Identificação Social (NIS) atualizado. Importante ressaltar que será efetuado o cadastro de um animal por CPF e que as vagas são limitadas.