Grande Belém

Procissão luminosa de Fátima deve reunir cerca de 300 mil pessoas em Belém

Procissão luminosa para homenagear Nossa Senhora de Fátima costuma reunir um grande número de pessoas. Foto: Antonio Melo/Diário do Pará.
Procissão luminosa para homenagear Nossa Senhora de Fátima costuma reunir um grande número de pessoas. Foto: Antonio Melo/Diário do Pará.

Diego Monteiro

Desde o dia 1° de maio, a comunidade católica tem realizado uma extensa programação em alusão a Nossa Senhora de Fátima. Hoje, após a missa presidida pelo arcebispo Dom Alberto Taveira, marcada para às 17h30, no Santuário de Fátima, será realizada a tradicional Procissão Luminosa das Velas, por várias ruas de Belém.

O percurso da procissão começa na própria paróquia de Fátima, atravessa a rua Antônio Barreto, segue pela avenida Alcindo Cacela, passa pela rua Domingos Marreiros e pela travessa Castelo Branco. Em seguida, adentra nas avenidas Magalhães Barata, José Bonifácio e Duque de Caxias, e termina no Santuário.

“Esta é uma comemoração especial, pois marca ainda os 106 anos de aparição da imagem. Então hoje é mais um dia para que possamos clamar por paz nestes tempos onde a guerra e os conflitos estão por todo o lugar. Acreditamos que é possível viver segundo o Evangelho, com alegria, perdão, solidariedade, onde o bem e a paz são as essências que habitam em nós”, afirma o cônego Silvio Trindade.

São esperadas para este ano algo em torno de 300 mil pessoas, que juntas seguirão o cortejo com preces e louvores embasados no tema “Com Maria, caminhamos juntos na alegria do Evangelho”. A novidade deste ano é o Terço dos Homens, que fará o cordão de isolamento do carro que conduzirá a imagem de Nossa Senhora de Fátima durante todo o percurso.

A procissão luminosa é considerada a terceira maior da capital paraense. “Vamos estar todos juntos em oração e com sentimento de gratidão pelas ruas do entorno da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Belém. Todos homenageando Ela, que esteve com a gente nos melhores e piores momentos”.