Alexandre Nascimento
As homenagens a São José, santo celebrado nesta terça-feira (19), foram marcadas pela procissão e a realização de uma missa ao final do cortejo, à noite, na paróquia que leva o nome do santo, que fica na Rua Domingos Marreiros, no bairro do Umarizal. A celebração da homilia foi ministrada por Dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém. As homenagens também foram feitas nos bairros de Canudos, no distrito de Outeiro e no Icuí-Guajará e Águas Lindas, em Ananindeua, em paróquias que também levam o nome do pai adotivo de Jesus.
Os devotos saíram da paróquia e seguiram pelas ruas do Umarizal, ao som de hinos religiosos e outras manifestações de fé. A procissão reuniu também pessoas que moram nas proximidades, que das portas de suas casas prestavam homenagens a São José, que é considerado o santo protetor das famílias e dos trabalhadores. “Estão reunidas pessoas que veem em São José um exemplo de fé e de obediência a Deus”, disse Vandilson Lima, pároco.
“A história bíblica de São José mostra como ele era íntegro a Deus, pois aceitou a missão de apoiar Maria, sua esposa, a gerar Jesus mesmo sabendo os desafios que isso acarretaria. Num momento de proximidade da Páscoa, que representa a morte e a ressurreição de Jesus, São José possui participação ativa na vida de Cristo”, reforçou Dom Alberto Taveira.
Presente na procissão, a devota Juliana Amarantes, 48 anos, atribui a união familiar ao santo padroeiro das famílias. “São José é exemplo de esposo e pai, que sempre cuidou da sua família. É baseado nesta dedicação que sigo com meu esposo há mais de 15 anos, construímos uma família linda e dedicada a Deus”, disse a devota.
Na realidade, a procissão marcou o encerramento da festividade na paróquia iniciada no último dia 10 de março, e que teve o tema “São José, sua vocação desperta a nossa também”. O evento foi marcado por intensa programação eucarística, como novenas, celebrações e venda de comidas típicas.