
Trayce Melo
Nesta segunda-feira (22) acontece a tradicional Procissão das Rosas, em homenagem à Santa Rita de Cássia, conhecida pelos devotos como a padroeira das causas impossíveis. Os fiéis poderão participar da missa, às 7h, com missa solene presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa e logo após seguir no cortejo que é Patrimônio Cultural e Imaterial de Belém.
As homenagens vêm acontecendo na Paróquia São José de Queluz, em Canudos, ao longo da última semana. Este ano, as programações na paróquia têm como tema “Com Santa Rita, caminhamos juntos, numa igreja sinodal” e o lema: “Comunhão, participação e missão”.
Michel Rodrigues, da coordenação da Festividade da Paróquia São José de Queluz, conta que é justamente neste contexto do sínodo que a Igreja quer caminhar junto com o Povo de Deus. “ É a possibilidade de uma participação mais concreta no caminho da Igreja e o desejo de viver numa Igreja que escuta, acolhe e integra seus fiéis”, explica o coordenador da festividade.
Uma das novidades da edição deste ano, será a retomada da festividade em seu formato original após três anos, com arraial, atrações musicais e barraca de comidas. Na noite após a procissão das Rosas a programação cultural contará com a presença de Kim Marques, a Banda Warilou e Carimbó da Maria.
Aproximadamente cerca de 8 mil pessoas são esperadas nos 10 dias de festividade, segundo a Coordenação do evento. O coordenador da festividade também destaca que todas as noites de novenário durante o encerramento a bênção final do padre é feita com a relíquia de primeiro grau de Santa Rita de Cássia (pedaço do osso).
Já na Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Ananindeua, a grande procissão das Rosas acontece nestedomingo (21), com saída da Paróquia de Guadalupe em direção à paróquia de Santa Rita.
A festividade já acontece há mais de 34 anos na paróquia que tem como tema esse ano: “Santa Rita: modelo de fé, esperança e caridade”. “O tema remete a 3 virtudes teologais na qual sua história retrata muito isso. Rita de Cássia, a santa das causas impossíveis e do perdão, deixou-nos um legado de fé e perseverança, transmitido por sua vida de amor ao próximo e ao Senhor”, disse o Pároco da Paróquia Paróquia de Santa Rita de Cássia, Lindomar da Silva Pinheiro.
A programação festiva em honra a Santa Rita de Cássia começou no dia 20 e segue até o dia 28 de maio com atividades litúrgicas e culturais. Cerca de 20 mil pessoas são esperadas durante os 9 dias de festividade, segundo a coordenação do evento.
“Além da programação litúrgica, temos nossa programação cultural com premiação, desfile de misses, festival de prêmios, sendo um deles um carro 0 km e shows, uma das atrações confirmada é a banda Cheiro Verde, Tropa do Forró e Markinho Duran”, destaca.
Programação:
Paróquia São José de Oueluz – Belém/Pa
Novenário: 13 a 21/05 às 19h
Festividade: 19 a 22/05
Missas Solenes: 22/05 às 7h, 11h, 17h30 e 19h30
Procissão: 22/05 após a Missa das 7h
FESTIVIDADE DE SANTA RITA (Ananindeua)
CALENDÁRIO LITÚRGICO
Dia 20/05- Abertura da festividade
19h – Missa (Noite da juventude)Celebrante: D. Antônio
Dia 21/05 – Procissão das Rosas
7h – Missa – Celebrante: Pe. Lindomar Pinheiro
17h – Missa – Celebrante: Pe. Romeu
19h – Missa (noite do trabalhador) – Celebrante: Pe. Rafael Brito
Dia 22/05 – Dia da Padroeira
7h – Missa – Celebrante: Pe. João Paulo Celestino
9h – Missa – Celebrante: Pe. Romeu
12h – Missa – Celebrante: Pe. Paulo Vitor
17h – Missa – Celebrante: Pe. Moisés
19h – Missa (Noite dos devotos) – Celebrante: D. Alberto Taveira
Dia 23/05
19h – Missa (Noite dos patrocinadores e colaboradores)
Celebrante: Mons. Agostinho
Dia 24/05
19h – Missa (padres da região e noite dos estudantes)
Celebrante: Pe. Ivan
Dia 25/05
19h – Missa (Noite vocacional) – Celebrante: Côn. Roberto
Dia 26/05
19h – Missa (Noite das pastorais e Movimentos)
Celebrante: Pe. Mauricio
Dia 27/05
9h – Missa para os idosos e doentes
19h – Missa (Casamento comunitário e noite da família)
Celebrante: Pe. Lindomar Pinheiro
Dia 28/05
7h – Procissão das crianças
8h30 – Missa na chegada – Celebrante: Pe. Lindomar Pinheiro
17h – Missa – Celebrante: Pe. Romeu
19h – Missa (Noite da festividade)
Celebrante: Pe. Lindomar Pinheiro
OBS: Todos os dias haverá novena