Alexandre Nascimento
O Prêmio Ampla de Jornalismo 2024, organizado pela Amazônia Plataforma de Lideranças (Ampla), foi lançado nesta quarta-feira, 10, no restaurante Manjar das Garças, em Belém. A premiação irá contemplar as matérias jornalísticas baseadas no contexto amazônico, alusivo ao tema “Desenvolvimento Regional da Amazônia – Práticas e Soluções”. As inscrições aos jornalistas acontecem do dia 15 de abril a 15 de setembro, com a premiação prevista para o mês de novembro.
De acordo com a organização do Ampla de Jornalismo, a premiação tem o objetivo de valorizar os jornalistas locais, assim como incentivar a produção de reportagens sobre o desenvolvimento social, cultural, ambiental e econômico da região amazônica. “O Pará e, principalmente Belém, vive o epicentro mundial das questões ambientais, sobretudo em função da COP 30. E muito da difusão dessas questões passam pelo papel dos nossos jornalistas, que desempenham com excelência”, disse Giussepp Mendes, um dos membros fundadores da Ampla.
“Dentro dessas matérias, queremos que os jornalistas explorem os problemas socioambientais da região, como forma de denúncia. Mas, ao mesmo tempo, que apontem soluções, por meio de exemplos de pessoas e instituições que exercem ações que desenvolvem ações econômicas, mas pautadas em cuidar das questões ambientais, já que a preservação da natureza é uma questão mundial”, completou Eduardo Brasil, também membro fundador da Ampla.
O Prêmio
A primeira edição do Prêmio Ampla de Jornalismo irá premiar nas categorias Estadual, Nacional e Online a produção de matérias jornalísticas veiculadas em emissoras de televisão, jornais impressos e portais eletrônicos. “Como forma de valorizar o trabalho dos jornalistas, a premiação em cada categoria será de R$ 15 mil ao primeiro colocado, R$ 10 mil ao segundo e R$ 5 mil ao terceiro. “Temos certeza que nossos jornalistas irão aderir ao prêmio, pois será uma premiação que veio para se tornar referência no melhor do jornalismo da nossa região”, disse Giussepp Mendes.
Presente no evento, o diretor comercial do Grupo RBA, Nilton Lobato, destacou a ênfase ao conteúdo socioambiental amazônico do jornalismo em todos os veículos do grupo, o que credencia os jornalistas da empresa a disputarem o Prêmio Ampla de Jornalismo. “Nós criamos o RBA na COP 30, que são matérias jornalísticas que abordam assuntos da nossa Amazônia, em todos os contextos. Na realidade, é um tema que é muito valorizado antes mesmo da COP, porque nosso jornalismo tem compromisso com a preservação da natureza. Então, podemos afirmar que muitos jornalistas da RBA são potenciais vencedores desse prêmio”, concluiu Lobato.