O trabalho realizado pela Prefeitura de Belém na educação municipal, com a criação do programa “Alfabetiza Belém”, que busca zerar o analfabetismo na capital, e as obras de reforma e revitalização simultâneas em 83 escolas, foi primordial para a entrega da comenda Paulo Freire ao prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.
A cerimônia foi realizada na tarde desta terça-feira, 19, na sala Vicente Sales, na sede da Fundação Cultural de Belém (Fumbel). A honraria é entregue pelo Conselho Municipal de Educação (CME) e reconhece os relevantes serviços prestados na área da educação no âmbito do município de Belém.
“Merecer a comenda Paulo Freire, concedida pelo Conselho Municipal de Educação, é uma honra muito grande, principalmente, porque houve votação. É o reconhecimento de um trabalho em prol da educação de Belém”, afirmou Edmilson Rodrigues.
Escolha – Todo o processo de escolha da honraria foi feito pelos conselheiros do CME. A data de 19 de setembro foi escolhida para a entrega da condecoração por ser dia do nascimento do educador Paulo Freire, patrono da Educação Brasileira.
Segundo o presidente do CME, Alberto Damasceno, o compromisso da Prefeitura de Belém em priorizar a educação foi fundamental para a honraria.
“Paulo Freire estaria comemorando, hoje, 102 anos. É nele e na sua proposta educacional que regimentamos essa comenda. O prefeito Edmilson Rodrigues assumiu o compromisso de fazer de Belém um território livre do Analfabetismo. Ele também vem fazendo uma renovação nas estruturas da rede municipal de ensino, e a honraria reconhece isso”, afirma Damasceno.