Wesley Costa
No último domingo das férias escolares de julho, às praias da ilha de Outeiro foram tomadas por visitantes e moradores locais que aproveitaram o dia de sol para se despedir do verão 2023. Distante cerca de 25 km do centro da capital paraense, o distrito não deixou a desejar em nada aos veranistas e ofertou muita diversão à beira-mar. Como de costume, a Praia Grande foi a que concentrou o maior número de banhistas que ocuparam praticamente toda a faixa de areia do local.
Moradora do bairro do Tapanã, em Belém, Suzane Correa, 29 anos, chegou no início da tarde à ilha. Acompanhada pelos filhos e sobrinhos, aproveitou mais um dia de folga para relaxar e recuperar as energias para encarar o início do segundo semestre do ano. “Outeiro sempre vai ser uma boa opção para quem quer curtir as férias. Além de ser mais perto de casa, também é um dos destinos mais econômicos. Adoramos esse último domingo e, com certeza, deu para todo mundo se divertir bastante”, contou.
Jeferson da Silva, 28, aproveitou o domingão ensolarado para alavancar as suas vendas de churrasco. Ele afirmou que o verão 2023 foi muito bom para todo o comércio local. “Todos os finais de semana que vim trabalhar deu para vender bastante. A gente olha ao redor e vê também que os outros vendedores e estabelecimentos estão bombando. Então, é só gratidão mesmo por isso”, disse.
Quem se despediu com muita diversão das férias foi a família da Juliana Barbosa, 22. Acompanhada do marido, Douglas Oliveira, 29, e dos seus filhos, a jovem também destacou a pouca distância como principal motivo da escolha pela ilha. “A gente mora no bairro do Guamá, em Belém, e fica bem mais acessível vir para cá. Não precisamos sair tão cedo de casa e ainda dá para aproveitar bastante a praia. Sem contar nos custos que são bem menores”, pontuou.
Segundo um dos Salvas Vidas que fiscalizavam o banho de mar, até às 15h do domingo nenhuma ocorrência grave como afogamentos ou acidentes com animais marítimos havia sido registrada na ilha.
Já os policiais militares mantiveram ronda frequente pela orla da Praia Grande e demais ruas da ilha para garantir a segurança. No fim de tarde, muita gente ainda chegava às praias que estão sendo bem observadas pela equipe de segurança pública. “Foi um final de semana bem tranquilo e, graças a Deus, não tivemos que fazer nenhuma intervenção”, afirmou um dos militares.