Trayce Melo
A procura foi grande em buscas de vacinas nesta segunda-feira (17), na Unidade Municipal de Saúde de Fátima. Principalmente de pais e responsáveis de bebês de colo, chegando a se formar uma grande fila para entrar na sala de vacinação.
Andreza Pinheiro, 39 anos, funcionária pública, mãe do Leonardo de 5 meses, aproveitou o período de julho para atualizar o calendário vacinal do filho. Só não esperava encontrar fila para isso. “Aproveitei esse período de férias para trazer o meu filho, já que a procura é menor, só não esperava encontrar fila. Ele veio tomar o reforço da penta. Eu acho importante trazer ele para se vacinar, ajuda na proteção e imunidade dele. Tento sempre manter o calendário vacinal em dia”, conta Andreza.
Rosiane Trindade, 45, pedagoga, conta que foi tomar a vacina da gripe. “Aproveitei que estou de folga. Mas hoje muita gente resolveu procurar para se vacinar mesmo sendo o mês das férias”, disse Rosiane. Ela conta que tenta sempre manter o calendário preenchido. “Eu acho que a vacina é fundamental, é pensada para prevenir. Eu e minha família vamos viajar no próximo final de semana, por isso resolvi vim logo me vacinar. Assim como o carro tem revisão antes de seguir viagem, a gente também precisa ser como a nossa saúde antes de ir aproveitar as férias”, pontua.
Mesmo com essa grande movimentação nesta segunda-feira, a baixa procura da vacina contra o vírus da influenza e da covid-19 na Região Metropolitana de Belém (RMB), preocupa a Secretaria Municipal de Saúde (SESMA). Segundo a Coordenadora Municipal de Imunização da SESMA, Nazaré Thaíde, o fraco movimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) é causado pela disseminação de fake news que circulam nas redes sociais e aplicativos de mensagens e a queda na sensação de risco da doença.
Além do reflexo da saída de pessoas para as praias e balneários do interior do estado durante as férias escolares. “A procura segue baixa pelos imunizantes da Influenza e doses da covid -19, como a monovalente e a bivalente”, afirma. “A imunização contra a influenza busca reduzir a sobrecarga nos serviços de saúde e evitar complicações decorrentes da gripe e até mortes. A campanha nacional de vacinação contra a influenza segue até final do mês de julho”, pontua Nazaré Thaíde. O Calendário Vacinal em Belém segue durante o mês de julho com a oferta de imunizantes contra a Covid 19 e a Influenza nas 14 Unidades Básicas de Saúde.
Cerca de 36% da população belenense foi vacinada contra a Influenza, segundo dados da Sesma. Os grupos que mais procuram a vacina são o de pessoas idosas (70%) e os professores (79%). Atualmente, as crianças belenenses estão mais suscetíveis a contrair doenças bacterianas e virais do que nos últimos anos, com apenas 40% das doses aplicadas. Ainda segundo os dados, dentre os mais de 1.292. 477 de belenenses elegíveis para receberem a dose da vacina bivalente contra a Covid-19, apenas 13,05% se vacinaram até essa segunda-feira (17). A meta é atingir pelo menos 90% desse público.
SERVIÇO
VACINAÇÃO
l Unidades Municipais de Saúde
Horário de funcionamento: 08h às 17h, de segunda a sexta-feira
l Pontos de vacinação nos shoppings
Funcionamento: das 10h às 17h, exclusivamente aos sábados:
– Shopping Boulevard: Av. Visconde de Souza Franco (Doca);
– Shopping Bosque Grão-Pará: Av. Centenário;
– IT Center: Av. Senador Lemos.