Grande Belém

Porte Engenharia doa escola que vai beneficiar 110 crianças em Belém

Representantes da Porte Engenharia, empresa responsável pela compra do terreno e construção da escola, participaram do ato de inauguração, acompanhados do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; da secretária Municipal de Educação, Araceli Lemos; comunidade escolar, entre outras autoridades. Foto: Mauro Ângelo/Diário do Pará
Representantes da Porte Engenharia, empresa responsável pela compra do terreno e construção da escola, participaram do ato de inauguração, acompanhados do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; da secretária Municipal de Educação, Araceli Lemos; comunidade escolar, entre outras autoridades. Foto: Mauro Ângelo/Diário do Pará

Pryscila Soares

Fruto de uma doação realizada pela empresa Porte Engenharia, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) João Paulo II foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (21) pela Prefeitura de Belém e entregue para a comunidade escolar da antiga Unidade de Educação Infantil (UEI) São José. Mais de 110 crianças do bairro da Pratinha, em Belém, estão matriculadas na instituição, que atende com ensino integral do berçário ao jardim II.

Representantes da Porte Engenharia, empresa responsável pela compra do terreno e construção da escola, participaram do ato de inauguração, acompanhados do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; da secretária Municipal de Educação, Araceli Lemos; comunidade escolar, entre outras autoridades.

Situada na rodovia Arthur Bernardes, a nova instituição de ensino é composta por ambientes climatizados como salas de aula, biblioteca, salas da administração, refeitório, capela, além de um jardim e quadra esportiva coberta. O projeto foi elaborado pela Porte Engenharia com o auxílio da Semec para que a estrutura atendesse aos requisitos preconizados pelo Ministério da Educação, conforme ressaltou o representante e diretor da Porte Engenharia, Ernani Guilhon.

Esta é a segunda escola doada pela empresa para servir à educação pública do município. “Nós tínhamos alguns projetos sociais, só que o alcance era muito pequeno, então veio da nossa família a ideia de construir uma escola. Minha esposa é professora e a gente abraçou a ideia. Esta é a segunda escola que doamos e o resultado é fantástico. A empresa comprou o terreno, construiu a escola, e a prefeitura, a partir deste momento, toma conta das crianças. Os resultados são imediatos, tanto que a escola já está funcionando, as crianças já estão estudando e a gente está muito feliz por isso. Esperamos que outros empresários também nos sigam para fazer esta corrente do bem”, declara Ernani Guilhon.

AMPLIAÇÃO

Antes, a escola funcionava em um imóvel menor e alugado. Com a entrega do prédio foi possível ampliar o número de vagas de 60 para 116 alunos. Além das cinco salas de aula regulares, o espaço conta ainda com uma sala dedicada à educação especial. Dom Antônio, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, esteve presente na inauguração, reunindo os presentes na capela para abençoar a instituição de ensino.

Além do ambiente escolar, a capela da instituição servirá à comunidade local, inclusive, para catequizar crianças do bairro, conforme informou o prefeito de Belém.

Antes, a escola funcionava em um imóvel menor e alugado. Com a entrega do prédio foi possível ampliar o número de vagas de 60 para 116 alunos. Foto: Mauro Ângelo/Diário do Pará

“O Ernani é um grande engenheiro, um grande empreendedor e um grande cristão. É um homem de fé, movida por um combustível inesgotável, que é o amor. Ele já presenteou Belém com duas escolas. A primeira escola bilíngue de Belém, no bairro da Cremação, e a segunda escola, onde a prefeitura vai atender um bairro popular muito importante, que é a Pratinha. As mães terão uma escola de padrão altíssimo em termos construtivos. E o mais importante é homenagear o santo, Papa João Paulo II. Aqui, a diretora, professores, todos são concursados, com pós-graduação, a merenda escolar é de primeira e a escola é, ao mesmo tempo, um espaço cultural para a comunidade”, destaca. “Estou muito feliz e agradeço à equipe da educação municipal e agradeço muito à família Guilhon”, disse Edmilson Rodrigues.

COMUNIDADE ESCOLAR

Diretora da escola, Wanessa Rebelo está à frente da administração da instituição de ensino há quatro anos e conta que a nova escola já está impactando positivamente a comunidade do bairro. “A gente recebe com uma bênção. O senhor Ernani, que doou o prédio, é uma pessoa abençoada por fazer isso. A comunidade só veio a ganhar: ampliou o número de vagas das crianças e a gente já está até com uma lista de espera para agraciar mais crianças. A UEI São José já era um sucesso, com o nosso trabalho em equipe, e agora com esse prédio tem tudo para brilhar”, pontua.

Mãe de Maria Helena Pantoja do Jardim II, 6, que é aluna da instituição desde o ano passado, a vendedora Leidiane Costa, 40, está encantada com a nova escola. “O sentimento é de gratidão por receber uma escola toda equipada, climatizada e muito mais segura. É muito satisfatório, principalmente no bairro da Pratinha, que necessita muito de creche. Ficamos tranquilos de saber que ela vai estar aqui, segura, e com os profissionais, que são maravilhosos e sempre me deram suporte, porque minha filha tem TDAH e está fazendo investigação de autismo”, conta.