Diego Monteiro
Depois de oito meses de intensa obra, o Governo do Pará entregou, na manhã deste domingo, a ponte Enéas Martins, mais conhecida como ponte do Outeiro, estrutura que cruza o Rio Maguari e liga a Ilha com o distrito de Icoaraci. Em cerimônia que reuniu moradores da região e autoridades políticas, o governador Helder Barbalho (MDB) devolveu o projeto arquitetônico todo modernizado a população.
“É importante destacar a importância desta entrega para mais de 100 mil pessoas que necessitam se deslocar, entre Outeiro e Icoaraci, diariamente. A ponte está preparada para servir ao usuário do transporte rodoviário, coletivo e a todas as pessoas que trafegam pela estrutura, e claro, respeitando também a navegabilidade dos nossos rios”, afirmou Helder Barbalho.
A ponte precisou receber intervenções depois de, no dia 17 de janeiro de 2022, uma balsa atingir um dos pilares de sustentação que se desprendeu e gerou rachaduras no local, causando risco de desabamento. Agora, um ano depois do sinistro, a estrutura ganhou um sistema de 16 cabos estais, cada um pesando cerca de duas toneladas e com 70 metros de extensão, além de um mastro central com 50 metros de altura.
Outro detalhe que elevou ainda mais a segurança para quem precisa acessar ou sair da Ilha foi ampliação dos vãos de navegação, que passou de 40 para 100 metros entre os pilares sob a pista de rolamento, ou seja, está com espaçamento 150% maior, a fim de evitar novas colisões de embarcações. Foi investido ainda, nos 360 metros de comprimento correspondente a ponte, acabamentos de pintura e iluminação.
Para o governador, este é mais um compromisso do Governo do Estado que garante otimização de tempo para os 40 mil veículos que usam diariamente o equipamento. “É importante agradecer a todos os envolvidos nessa operação de guerra, incluindo iniciativa privada e o setor público, que trabalharam para diminuir o impacto gerado pelo acidente e entregar o quanto antes a ponte”, concluiu Helder.
Expectativa
Segundo o titular da Secretaria Executiva de Transportes (Setran), Adler Silveira, a ação ocorreu dentro do tempo planejado. “O objetivo sempre foi restabelecer o quanto antes o tráfego e a normalidade. Lembrando que essa ponte é de 1986, antiga, feita com medidas para a realidade daquela época, mas as embarcações aumentaram e agora podem passar sem problemas sob a estrutura”.
Mas antes de liberar o fluxo, houve o desenlace da faixa e o descerramento da placa pelo governador do Pará, junto com a primeira-dama Daniela Barbalho. Estiveram presentes também o ministro das Cidades, Jader Filho, o senador Jader Barbalho e a deputada federal Elcione Barbalho, ambos do MDB, além do prefeito de Belém Edmilson Rodrigues (Psol) e outras autoridades políticas municipais e estaduais.
Francisca da Silva e Sérgio Luiz, 45 e 50, respectivamente, aproveitaram o domingo de folga para conhecer melhor a estrutura e acompanhar a entrega. “Moro na Ilha há dez anos, no bairro Água Boa, e estávamos precisando desse presente. Só temos a agradecer, pois tudo que vem para o bem dos moradores sempre é motivo de alegria. Posso dizer que está tudo muito lindo”, declarou a autônoma.
História
A Ilha de Outeiro, antes da ponte, era a principal praia frequentada pela população mais pobre. Para ter algumas horas de lazer, famílias inteiras escolhiam os finais de semana e feriados e faziam travessias de barco, muita das vezes sem a devida segurança. Até que no dia 26 de outubro de 1986, foi inaugurada, em tempo recorde, apenas sete meses de obra, a Ponte Enéas Martins (Ponte de Outeiro).
Com recursos totalmente paraense, a obra foi entregue pelo Jader Barbalho, que naquele ano era governador do Pará.
“Muitos dos jovens não eram nascidos quando fizemos este trabalho, dando acesso para a população que queria se divertir, mas enfrentava o risco da travessia pelo Rio Maguari. Estar presente hoje [domingo] na entrega desta reforma, para mim não tem preço. Parabéns ao Helder Barbalho pelo trabalho”, declarou o agora senador.
Segunda ponte
Durante coletiva à imprensa, Helder Barbalho anunciou que nos próximos dias será viabilizada a Ordem de Serviço para a construção da nova ponte, que ligará a região da Brasília (Outeiro) a Sétima Rua (Icoaraci), regiões que apresentam o maior adensamento populacional. A nova estrutura permitirá mais acessibilidade entre as duas localidades, não só para a população, mas para as empresas e indústrias.
“É uma nova ponte que será construída com esse olhar de maior aproximação, conveniência e acessibilidade para as pessoas nesta região mais populosa de Belém. Muito provavelmente até o final deste semestre vamos estar com a Ordem de Serviço para dar início a essa estrutura, com o perfil para quem mora nessas duas regiões”, concluiu o governador.