Grande Belém

PMs salvam a vida de bebê de 2 meses que engasgou em Belém

Especialistas reforçam que o engasgo por obstrução pode levar a pessoa à morte por asfixia, por isso é imprescindível agir rapidamente
Especialistas reforçam que o engasgo por obstrução pode levar a pessoa à morte por asfixia, por isso é imprescindível agir rapidamente

Policiais do 24º Batalhão da Polícia Militar salvaram a vida de um bebê de 2 meses, que sofria com engasgo. O caso ocorreu no sábado (18), por volta das 17h20, em Belém. A equipe estava assumindo serviço na operação Polícia Mais Forte e, na saída da viatura, ainda em frente ao quartel, no Conjunto Maguari, um carro parou perto e de um carro uma mulher desceu desesperada, com um bebê no colo, pedindo ajuda, pois o filho estava com dificuldade para respirar.

“De imediato peguei a criança e fiz o procedimento de incliná-la e bater nas costas, e foi o momento em que ela começou a chorar”, explicou o Sargento PM Freitas. Como a mãe ainda estava muito nervosa, o sargento e os soldados Moreira e Hugo a acompanharam, junto com a criança, até a UPA de Icoaraci, para que ela ficasse mais tranquila.

A chamada “Manobra de Heimlich”, popularmente conhecida como a manobra do desengasgo, é um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho.

Especialistas reforçam que o engasgo por obstrução pode levar a pessoa à morte por asfixia, por isso é imprescindível agir rapidamente. A orientação médica é aplicar a manobra, enquanto outra pessoa chama ajuda, tendo mais gente por perto. Se um bebê não conseguir sair do engasgo, ele vai evoluir para uma parada cardiorrespiratória. Se precisar de ajuda, ligue para o Samu 192.