Grande Belém

PMB detalha como será o BRS da Júlio César; veja como vai funcionar

As obras incluem também, a implantação de um BRS (Bus Rapid System), um sistema que consiste em faixas rápidas de ônibus.
As obras incluem também, a implantação de um BRS (Bus Rapid System), um sistema que consiste em faixas rápidas de ônibus.

Em Belém, os cinco quilômetros da avenida Júlio César começam a passar por obras de intervenção para reurbanização da via, com ciclofaixas, calçadas com piso tátil e projeto de iluminação e recapeamento asfáltico completo. As obras incluem também, a implantação de um BRS (Bus Rapid System), um sistema que consiste em faixas rápidas de ônibus. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, assinou a Ordem de Serviço, na manhã desta terça-feira, 11.

O projeto completo também prevê a construção de um elevado na avenida Júlio César, entre a avenida Paulo Frota e o Aeroporto Internacional de Belém, onde há um ponto crítico de alagamento,  e a duplicação do elevado Daniel Berg, na Pedro Álvares Cabral.

Segundo a Prefeitura, o investimento é de mais de R$136 milhões, com duas fases de obra, a primeira com previsão de ser concluída em 18 meses e que deve ser entregue antes da COP 30, em novembro de 2025.

A obra será realizada na avenida Júlio César, entre a praça São Cristóvão e o Aeroporto Internacional de Belém, em Val-de-Cans.

Em geral, a obra envolve os serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, paisagismo, obras de artes especiais, estações de passageiros e obras de reurbanização destinados à implantação do sistema BRS, na avenida Júlio César.

De acordo com a PMB, o BRS é um sistema mais leve de transporte coletivo e não precisa das vias exclusivas concretadas como o BRT, por isso, a sua instalação e uso afeta muito menos o trânsito e respeita o meio ambiente, já que esse tipo de transporte não vai obrigar a retirada das árvores dos canteiros da avenida, só nos pontos onde serão instaladas as estações.

Com prazo de execução em 18 meses, nela terá a execução de ponte (elevado) entre avenida Paulo Frota e o Aeroporto Internacional de Belém, alargamento das alças do elevado Daniel Berg, reforço da cabeceira da ponte sobre o canal São Joaquim e inserção de faixa de via preferencial e recapeamento e sinalização horizontal da via.

 

O QUE É O BRS

O BRS é um sistema caracterizado por um corredor expresso com faixa preferencial para ônibus, além de sinalização vertical e horizontal, comunicação com os usuários e, principalmente, fiscalização com a utilização de câmeras. Não são corredores segregados do tráfego normal, como acontece nos sistemas de BRT (Bus Rapid Transit).