Conhecer as características, necessidades e interesses do turista do segmento religioso e motivação dos devotos que participam da festividade do Círio de Nazaré são alguns dos objetivos das pesquisas realizadas pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), por meio do Observatório do Turismo Paraense, em conjunto com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA).
“Pesquisas são importantes para a elaboração do planejamento das nossas políticas públicas para o turismo. Os números apontam o que é importante ser trabalhado, que pontos merecem maior atenção, bem como na definição das estratégias de marketing e promoção do turismo do Pará”, afirma o secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa.
No período de 05 a 10 de outubro de 2023, equipes da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP), irão utilizar questionários para duas pesquisas distintas: “Perfil dos Turistas do Círio” e “Perfil dos Romeiros do Círio de Nazaré”. Eles serão aplicados junto ao público nos seguintes locais: Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN), Praça da República, Estação das Docas e Ver-o-Peso.
“Ao todo, serão 40 pesquisadores aplicando os questionários nas ruas de Belém por ocasião do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, num total de 2.400 questionários”, explica o doutor em Estatística e coordenador do Observatório do Turismo do Pará, Admilson Alcântara.
Este ano, a Setur estima receber mais de 80 mil turistas de outros estados e países no período da quadra nazarena, o que deve injetar na economia paraense cerca de U$ 30,6 milhões, ou aproximadamente 150 milhões de reais. Em 2022, a maioria dos turistas era oriunda dos estados do Maranhão (15,6%), Ceará (14,4%), São Paulo (12,2%), Amazonas (9,1%) e Rio de Janeiro (6,5%).