Grande Belém

Pavulagem: ensaio reúne brincantes dos arrastões em Belém

O primeiro arrastão do Arraial do Pavulagem de 2023 sai no dia 11 de junho e a programação segue, todo domingo, até o dia 2 de julho. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.
O primeiro arrastão do Arraial do Pavulagem de 2023 sai no dia 11 de junho e a programação segue, todo domingo, até o dia 2 de julho. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

Cintia Magno

O ritmo já característico do mês de junho em Belém começou a ecoar nos ensaios realizados pelo Arraial do Pavulagem. Para que tudo esteja pronto para os cortejos juninos de 2023, brincantes iniciantes e iniciados que integrarão o Batalhão da Estrela se reuniram na manhã de ontem (28), em frente ao Instituto Arraial do Pavulagem, na avenida Boulevard Castilhos França. Os ensaios seguem até a abertura oficial do período junino, no dia 08.

Em preparação nas oficinas de perna de pau desde o início de maio, a universitária Beatriz Carvalho, 18 anos, sairá pela primeira vez no arrastão. Já no ensaio porém, ela teve uma amostra da energia proporcionada por quem participa do cortejo. “É uma experiência ótima porque a gente tem contato com muitas expressões artísticas, com os mestres antigos que participam do cortejo há muito tempo, então, é muito bom”, considerou, ao contar como se sentiu tendo a experiência de sair de perna de pau.

“Eu acredito que a perna de pau é uma das oficinas mais completas porque você tem que dançar, cantar e tudo isso em cima da perna de pau. Então, no início eu fiquei meio apreensiva, mas depois que você acostuma é muito bom”.

Além dos brincantes iniciantes, que como no caso de Beatriz participaram das oficinas para sair no cortejo pela primeira vez, os ensaios também envolveram os brincantes iniciados, que já participaram dos arrastões em anos anteriores. No caso da aposentada Marlene Paiva, de 83 anos, a experiência nos arrastões já vem de 22 anos.

Orientando a coreografia em frente ao batalhão que ensaiava, ela não escondia a alegria por ver as gerações de brincantes se renovando por mais um ano. “Eu me sinto como um exemplo para essa juventude de que a nossa cultura não morre, ela tem continuidade”.

OFICINAS

Para que chegassem à atual fase de ensaios, os brincantes inscritos no Batalhão da Estrela neste ano passaram por um período de 15 dias de oficinas. Agora, com iniciantes e iniciados ensaiando juntos durante a semana e aos finais de semana, é quando se começa a estruturar o cortejo.

“Nós temos 700 brincantes inscritos este ano, mas para além desses inscritos temos um público espontâneo. Nós temos um lugar no arrastão que nós chamamos de Campina, que é onde ficam os cavalinhos que no dia do arrastão ficam colocados à disposição dos pais que colocam os seus filhos e entram para brincar. Então nós vamos ter ainda essas crianças, nós temos os metais que ainda não estão nessa contabilidade, nós temos uma célula só de crianças autistas que vêm no dia 18/06, que é o dia do orgulho autista, então, o batalhão deve sair com 800 a 900 pessoas, dependendo do número de adesão que a gente tenha nesse processo”, explica o coordenador das oficinas e dos ensaios do Arraial do Pavulagem, João Guilherme.

ARRASTÕES

O primeiro arrastão de 2023 sai no dia 11 de junho e a programação segue, todo domingo, até o dia 2 de julho. Neste ano, os arrastões sairão da frente do Theatro da Paz, na Praça da República, e seguirão pela avenida Presidente Vargas (no sentido contrário dos carros) até descer pela Rua Municipalidade rumo à Praça Waldemar Henrique, onde ocorrerão os shows.

Até que chegue a programação, o momento é de muito ensaio para que tudo ocorra como esperado. “Esse batalhão tem responsabilidades para além apenas de sair com o cortejo de brincantes, nós acreditamos que esse é um brinquedo que cultua a paz. Então, esse ano o nosso tema é a paz, vamos fazer um cortejo pela paz. Nós vamos para a rua brincar, se divertir e criar um espaço de não violência e inclusão de diversidade”, finaliza João Guilherme.