Cerca de 80 alunos da Escola Estadual Bruno de Menezes, localizada no distrito de Mosqueiro, em Belém, tiveram uma aula especial na última segunda-feira (19). Os estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental puderam conhecer a rica biodiversidade existente na Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”.
Para muitos, o passeio foi uma experiência inédita, como no caso do pequeno Enzo Silva. “Adorei conhecer o Parque, achei ele muito legal e grande, foi muito interessante saber do papel que o lago Bolonha desempenha para nossa cidade e, com certeza, pretendo vir mais vezes aqui”, afirmou.
Vale ressaltar que os lagos Bolonha e Água Preta, situados dentro do Parque do Utinga, são responsáveis pelo armazenamento de 60% da água consumida na Região Metropolitana de Belém. Ainda durante o passeio, os estudantes e os professores aproveitaram para contemplar as belezas naturais existentes em toda a UC.
Procura – Nos próximos dias, para fechar o cronograma de visitação do “Junho Verde”, são esperados mais de 100 alunos das escolas estaduais João Batista, do município de Benevides, e da Escola Estadual Erotildes Frota Aguiar, de Ananindeua. Os grupos de estudantes também farão um passeio imersivo por diversas instalações da UC.
O Parque Estadual do Utinga é uma das 27 UCs gerenciadas pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio). Este ano, o local completou 30 anos de criação, sendo responsável por abrigar uma grande quantidade de animais, como aves, peixes, insetos e répteis, além de espécies da flora amazônica, algumas encontradas apenas em seu território.
De acordo com o titular da Gerência da Região Administrativa de Belém (GRB), Ellivelton Carvalho, tem sido cada vez mais frequente a visita de alunos de escolas públicas e universidades ao Parque. Ele reforçou o convite para que outros espaços de aprendizagem possam trazer seus alunos para conhecer melhor esse pedaço importante da floresta amazônica dentro da capital paraense.