Para quem vai ficar em Belém durante as férias do mês de julho, o Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna e o Parque Zoobotânico Mangal das Garças são ótimas opções de passeio em família. Os Parques estarão abertos gratuitamente ao público e oferecem atividades de lazer e contato com a natureza.
Descansar e fugir da agitação urbana também é possível para as famílias que não poderão viajar durante as férias escolares. Em se tratando de locais para passeios e lazer, Belém oferece várias alternativas que incluem Parques ambientais.
PARQUE ESTADUAL DO UTINGA
Com entrada gratuita, o Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna estará aberto ao público todos os dias da semana, neste mês de julho, de 6h às 17h. Normalmente o espaço abre de quarta a segunda, das 6h às 17h, fechando às terças para manutenção semanal, mas abrirá às terças de julho, excepcionalmente, para que o público aproveite ainda mais o espaço durante as férias.
No Parque é possível levar as crianças para um passeio de bicicleta, uma caminhada ao ar livre, ou mesmo para um dia de aventuras e contato com a natureza nos mais de 4 quilômetros de pista pavimentada, com sinalização horizontal e vertical durante todo o trajeto, onde as famílias podem fazer passeios em grupo. Outra opção diferente de lazer é realizar um piquenique, exclusivamente na área do acolhimento, localizada logo na entrada do Parque.
Com diversas espécies da fauna e da flora amazônica, lagos e mirantes que proporcionam uma experiência única de contato e contemplação da natureza, o local também encanta os amantes de esportes e atividades físicas.
Na Unidade de Conservação Ambiental, é possível realizar uma das mais de 11 trilhas existentes, as quais possuem diferentes níveis de dificuldade e percursos, que permitem aos visitantes explorarem as belezas naturais enquanto se exercitam. Além disso, atividades como boia cross, rapel e tirolesa também estão entre os serviços oferecidos no local. O Parque dispõe, ainda, de lachonetes, cafés e sorveterias.
MANGAL DAS GARÇAS
Nada melhor do que um caprichado café da manhã nos quiosques localizados no Parque Zoobotânico Mangal das Garças, seguido de um tranquilo passeio com apreciação dos animais e da flora presentes no local, além de uma belíssima vista da orla da capital do alto do farol de Belém.
O passeio em família também pode contar com uma visita aos ambientes expositivos do Memorial Amazônico da Navegação, que, tanto no pavilhão central quanto em seu entorno traz objetos, fotografias, textos, painéis, instalações e equipamentos que permitem o entendimento da importância histórica da navegação pelos rios.
Aos domingos, o Mangal oferece programações gratuitas para crianças, que incluem atividades como oficinas de pintura e artesanato, circuito de brincadeiras, plantio, entre outras atividades de fomento ao desenvolvimento infantil e a educação ambiental. Neste mês de férias, o Projeto ‘Ecoarte’ irá ocorrer com horário estendido, aos domingos, de 9h às 11h.
O Parque Zoobotânico dispõe, ainda, de um premiado e moderno restaurante, cujo cardápio é reconhecido por utilizar em seus pratos as iguarias amazônicas com técnica e sofisticação. O restaurante funciona de terça a sábado, das 12h às 15h30 e de 20h à 00h. Aos domingos, o funcionamento é apenas no almoço, de 12h às 16h.
Diariamente, o Mangal oferece uma programação gratuita, confira:
08h30 – Alimentação das iguanas
09h – Apresentação mini rapinantes (de terça a sexta-feira)
10h – Soltura de borboletas
10h30 – Alimentação das tartarugas no lago
11h – Alimentação das garças
11h15 – Voo do gavião Alba
15h – Alimentação das garças
17h – Passeio das corujas (de terça a sexta-feira)
17h30 – Alimentação das garças
O Mangal das Garças tem entrada gratuita e funciona de terça a domingo, de 8h às 18h, e fecha às segundas para manutenção semanal.