Pryscila Soares
Criado com o objetivo de preservar os lagos Bolonha e Água Preta, além de toda a biodiversidade de fauna e flora presentes naquele fragmento de floresta nativa, o Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna” completou ontem 30 anos de fundação. Para comemorar a data, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), órgão gestor da Unidade de Conservação (UC), preparou uma programação alusiva ao aniversário do Parque, situado no bairro Curió-Utinga, em Belém.
As atividades comemorativas iniciaram ontem (03) com uma visita guiada reunindo alunos da Escola Municipal Prof. Milton Montes, localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Combu. Os visitantes também puderam conferir uma exposição de pesquisas realizadas na UC em banners fixados no centro de acolhimento do Parque. Além disso, ocorreu uma Roda de conversa com o tema: “Todo dia é dia de parque, sabe por quê?”, com palestra da professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Maria Ludetana Araújo.
Durante a palestra, a professora Maria Ludetana compartilhou suas experiências com o público presente por ser uma das precursoras do trabalho de educação ambiental realizado no Parque, na década de 90. Dentre as ações promovidas à época estava a celebração da semana de meio ambiente. “O Parque do Utinga tem muita história, política, social, mas, principalmente, abriga aquilo que alimenta os paraenses, os dois grandes lagos que realmente precisam de cuidado. Parece que o parque é medicinal, analgésico, antidepressivo. Mas não queremos que seja um santuário. Queremos que seja vivência”, pontuou a docente.
PROGRAMAÇÃO
A programação segue até domingo (07) com visitas guiadas com alunos de escola pública do bairro da Terra-Firme. No sábado (06) haverá Feira da Biodiversidade e teatro de fantoches. O encerramento das atividades ocorre no domingo iniciando com a corrida pelos 30 anos do Parque, a partir das 6h, e às 8h será realizada a soltura de ararajubas do Projeto “Reintrodução e Monitoramento das Ararajubas nas Unidades de Conservação da Região Metropolitana de Belém”.
“Para essas comemorações pelos 30 anos resolvemos atender todos os públicos, desde a educação infantil até o ensino superior, como já fazemos. Hoje (ontem) recebemos crianças da Ilha do Combu que estão conhecendo a nossa Unidade de Conservação. No domingo encerraremos com uma grande corrida dentro das nossas vias com premiações e a presença de autoridades. O Parque tem essa finalidade de atender a comunidade com o abastecimento de água, além de termos toda essa floresta rica no meio de Belém”, assinala o gerente da GRB/Ideflor-Bio, responsável pelo Parque do Utinga, Ellivelton Carvalho.
Frequentadora assídua do Parque, a médica veterinária Elane Mesquita, 36, é adepta da prática de atividades físicas e busca a conexão com a natureza que o espaço proporciona. “É um espaço de bastante interação com a natureza. Já participamos de várias trilhas aqui, de bicicleta. Me sinto bem feliz. É um momento que a gente consegue desestressar e ver o quanto é simples ser feliz”, declara.
SERVIÇO
Programação – Aniversário de 30 anos do Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”
04/05 (Quinta-feira):
8h00 – Visita guiada de alunos da Usina da Paz Terra Firme, da Escola Estadual Mateus do Carmo.
9h00 – Exposição de pesquisas.
05/05 (Sexta-feira):
8h00 – Visita guiada de alunos da Usina da Paz Terra Firme, da Escola Estadual Mateus do Carmo e distribuição de cartilhas educativas.
9h00 – Exposição de pesquisas.
06/05 (Sábado):
8h30 – Feira da Biodiversidade.
9h00 – Teatro de fantoches (Projeto Arte Educador).
10h30 – Cine PEUt e distribuição de cartilhas educativas.
11h00 – Teatro de fantoches (Projeto Arte Educador).
07/05 (Domingo):
6h00 – Concentração da corrida pelos 30 anos do Parque do Utinga – participação aberta ao público em geral.
6h30 – Largada.
8h00 – Soltura de ararajubas do Projeto de Reintrodução.
9h00 – Descerramento da placa comemorativa.
9h15 – Homenagens.
9h45 – Nomeação e entrega das portarias do Conselho Gestor da UC.