Grande Belém

Paróquias de Belém se preparam para celebrar Santo Antônio

Paróquias da capital paraense estão se preparando para iniciar a tradicional festividade de Santo Antônio. Foto: Andreia Britta
Paróquias da capital paraense estão se preparando para iniciar a tradicional festividade de Santo Antônio. Foto: Andreia Britta

Pryscila Soares

Paróquias da capital paraense estão se preparando para iniciar a tradicional festividade de Santo Antônio. As programações incluirão atividades litúrgicas e culturais, que seguirão até o próximo dia 13 de junho, quando é celebrado o dia do santo. Uma delas é a Festividade da Paróquia de Santo Antônio de Lisboa, cuja capela está localizada na Rua dos Tamoios, ao lado da Praça Batista Campos, em Belém.

No local, a programação ocorrerá a partir do dia 1º até 13, envolvendo trezenas e o arraial que ocorrerá na capela e, também, no centrão, um anexo da igreja matriz, situada na Rua Fernando Guilhon. O tema da festividade deste ano é: “Santo Antônio e o Pão da Partilha, milagre de Amor”, e o lema: “Pão em todas as mesas”. A mensagem deste ano traz para o centro de reflexão a Campanha da Fraternidade 2023, que teve como tema: “Fraternidade e Fome”, e o lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer!”.

A organização estima a participação de cerca de 40 mil pessoas ao longo dos 13 dias de celebração. “Santo Antônio era muito humilde, fazia essa partilha e dava atenção a quem tem fome”, declara Vera Coelho, coordenadora geral da Festividade de Santo Antônio de Lisboa.

CAPUCHINHOS

Já na Paróquia São Francisco de Assis – Capuchinhos, localizada no bairro do Guamá, a festividade dedicada ao santo inicia amanhã (31) e segue até o dia 13. O tema desta edição é: “Santo Antônio e o Menino Jesus: Da Encarnação à Cruz”. Além da evangelização, o objetivo da celebração é também angariar recursos para as atividades da Casa do Pão, uma instituição fundada pelos Freis Capuchinhos que atende cerca de 250 idosos.

A paróquia promove hoje a missa do envio, a partir das 18h30. A partir de amanhã haverá missas diariamente, sempre às 18h30, e a às 19h30 inicia a programação cultural com apresentações artísticas, feira e barraca do santo. No dia 13 de junho, haverá uma Missa solene às 7h e às 18h ocorre a Missa de Encerramento, seguida da Procissão dos Lírios e Velas, pelas ruas próximas à Igreja.

“Teremos a bênção das gestantes, da família, das crianças e filhos, das mulheres antes e depois do parto, dos namorados e noivos. Há várias décadas, trabalhamos em prol dos nossos idosos. Temos 250 idosos, 100 frequentam a igreja, tomam café, almoçam, participam da evangelização e recreação. E os que não frequentam a paróquia recebem cestas básicas”, disse Maria de Fátima Bastos, vice-presidente da Casa do Pão.