E-SPORTS

Pará reconhece o esporte eletrônico como atividade oficial no Estado

O Governo do Estado do Pará sancionou, por meio da Assembleia Legislativa, uma nova lei que reconhece oficialmente a prática do esporte eletrônico no território paraense

O Governo do Estado do Pará sancionou, por meio da Assembleia Legislativa, uma nova lei que reconhece oficialmente a prática do esporte eletrônico no território paraense
O Governo do Estado do Pará sancionou, por meio da Assembleia Legislativa, uma nova lei que reconhece oficialmente a prática do esporte eletrônico no território paraense. Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.

O Governo do Estado do Pará sancionou, por meio da Assembleia Legislativa, uma nova lei que reconhece oficialmente a prática do esporte eletrônico no território paraense. Com a sanção do governador Helder Barbalho em 20 de maio de 2025, o Estado passa a regulamentar e valorizar essa modalidade crescente, que movimenta milhões de jogadores e espectadores em todo o mundo.

De acordo com a nova legislação, o esporte eletrônico — também conhecido como eSport — compreende todas as atividades competitivas realizadas por meio de dispositivos eletrônicos. Isso inclui jogos de videogame, computador, celular, realidade virtual, fliperamas, robótica, e outros formatos similares. Os participantes dessas competições passam a ser oficialmente reconhecidos como “atletas”.

A lei assegura que a prática de eSports será livre no Estado, guiada por princípios como acessibilidade, inclusão social, estímulo ao desenvolvimento intelectual e cultural, além da valorização da diversidade e do respeito.

Objetivos da Nova Legislação

Entre os objetivos da nova legislação estão:

  • Promover a cidadania e boas relações sociais entre os competidores;
  • Valorizar o esporte como ferramenta educativa e social;
  • Unir pessoas de diferentes culturas e origens através da competição saudável;
  • Combater discursos de ódio e discriminação nos ambientes virtuais;
  • Estimular o desenvolvimento cognitivo, motor e social de crianças, jovens e adultos por meio dos jogos.

O Estado também reconhece como parceiros importantes na difusão e regulamentação do eSport as confederações, federações, ligas e demais entidades representativas da modalidade.