Uma das joias da arquitetura de Belém e que ajuda a contar a história da cidade será devolvida para a capital paraense nesta sexta-feira, 12, pela Prefeitura de Belém, após passar por obras de reforma e restauro.
O monumental Palácio Antônio Lemos, que é sede da Prefeitura de Belém e do Museu de Arte de Belém (Mabe), será reinaugurado no dia do aniversário de 408 anos da cidade. A entrega ocorre às 18h, com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e demais autoridades.
A obra de reforma e restauração foi iniciada em janeiro de 2021, com coordenação da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). Foram empregados recursos no valor de R$ 26 milhões, envolvendo os serviços de pinturas interna e externa, modernização dos sistemas de segurança, elétrico e contra incêndios, além de várias intervenções de restauro.
A edificação é composta de dois pavimentos e data do século XIX, mais precisamente de 1860, tendo como seu projetista José Coelho da Gama e Abreu. O prédio histórico caracteriza-se pelo estilo arquitetônico do neoclássico tardio.
O Mabe
As dependências do Museu de Arte de Belém (Mabe), administrado pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) e que funciona dentro do Palácio, também passaram por obras de reforma e restauro. O Mabe será reaberto ao público nesta sexta-feira, 12.
Com trinta anos de existência, o Museu possui um acervo com cerca de duas mil obras de artistas locais, nacionais e estrangeiros. O Mabe possui nove salas, com nomes que prestam homenagem a artistas que possuem obras no acervo ou são de reconhecido valor no cenário das artes.