Pryscila Soares
Os devotos de Nossa Senhora da Conceição estarão reunidos na manhã deste domingo (03) para celebrar o Círio em homenagem à santa, no distrito de Outeiro, em Belém. A organização da festa estima a participação de três mil pessoas na procissão, que chega à sua 70ª edição. Com o tema “Maria, sinal da esperança”, a festividade iniciou ontem (1º) com a santa missa presidida pelo pároco padre Paulo Santos, seguida por uma procissão para a Capela Nossa Senhora de Fátima.
Em referência à edição deste ano, um total de 70 imagens peregrinas da santa foram entregues aos devotos para peregrinações nas casas das famílias que vivem na ilha. As imagens retornaram ontem para a Igreja Matriz, localizada na rua Manoel Barata, bairro São João do Outeiro.
PROGRAMAÇÃO
A programação segue neste sábado (02) com a celebração, às 7h, e o traslado da imagem de Nossa Senhora da Conceição para a praia da Brasília, onde ocorrerá a bênção dos barqueiros no trapiche. Em seguida, na Capela Nossa Senhora das Graças, também no trapiche, haverá a benção de veículos e a saída da Romaria Rodoviária para a Igreja Matriz de Nossa Senhora Imaculada Conceição. Às 18h será promovida a Missa da Trasladação presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, seguida da saída da procissão para a Paróquia São José Esposo de Maria (Rua Flamengo).
E amanhã, domingo (04), é o grande dia da procissão do Círio. A missa ocorrerá às 7h, na Paróquia São José Esposo de Maria, presidida pelo padre Paulo Santos. A procissão sairá da mesma paróquia por volta das 8h15. Ao longo do trajeto até à Igreja Matriz, a santa receberá diversas homenagens de moradores, devotos e empresas locais.
“O tema deste ano é ‘Maria, sinal da esperança’, porque Maria é essa mulher que aponta para Jesus, que é a nossa única esperança. O tema foi tirado de um documento da Igreja Católica e da Carta aos Romanos no capítulo 5. Dentro de todas as realidades de guerras, conflitos e situações complicadas, queremos nos dirigir a Jesus e Maria é quem aponta o caminho. Essa é a mensagem que queremos transmitir”, informa o padre Paulo Santos, pároco da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição.
O pároco acrescenta que, além de ser uma festividade tradicional, o Círio de Outeiro é um momento de comunhão e fraternidade entre os irmãos. “A devoção à imaculada Conceição iniciou com um casal de portugueses. Não tinha muita população e depois foi tomando uma proporção. Os filhos do casal assumiram e em 1953 fizeram a primeira procissão. No decorrer do tempo foi aumentando o número de fieis e moradores. Com a chegada da ponte isso aumentou mais ainda”, explica o padre.
SERVIÇO
Círio de Outeiro
– No domingo (04), a missa ocorrerá às 7h, na Paróquia São José esposo de Maria, presidida pelo padre Paulo Santos, seguida da procissão do Círio saindo da mesma paróquia, localizada no bairro Água Boa.
– Os fieis percorrerão a Tv. Flamengo, Av. Paulo Costa, Av. Conceição, Manoel Barata, com encerramento na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, onde será celebrada a Santa Missa pelo Padre Erick Araújo, Pároco do Santuário Nossa Senhora do Ó.
– A festividade estende-se até o dia 10 de dezembro, oferecendo diversas atividades como o terço da Alvorada às 7h, evangelização porta-a-porta com bênção das casas das 9h às 11h, Ofício da Imaculada 18h30, Missa da Festividade 19h e programação cultural.
– No dia de Nossa Senhora da Conceição (08), a programação começa às 6h30 com terço da Alvorada na Igreja Matriz. Já às 7h terá Missa Solene da Padroeira e pelo aniversário de 29 anos da paróquia. Após a celebração terá procissão pelas ruas do entorno da paróquia.
– Além de Outeiro, Benfica e o Círio de Santa Bárbara do Pará também ocorrem neste domingo (03). Ainda este mês será realizado no dia 10, o Círio de Nossa Senhora do Ó, em Mosqueiro, e no dia 25, do Menino Deus – Marituba e Menino Jesus – Santa Bárbara do Pará.