Pará

Os melhores da gastronomia de Belém serão conhecidos hoje

Os vencedores do Troféu Estrela Azul. Foto: Celso Rodrigues/Diário do Pará.
Os vencedores do Troféu Estrela Azul. Foto: Celso Rodrigues/Diário do Pará.

Luiz Flávio

Chegou o grande dia para a gastronomia paraense! Serão conhecidos hoje (26) os grandes vencedores da 10ª edição do projeto “Passaporte Belém – o Melhor da Gastronomia”, que este ano terá o lançamento em formato totalmente digital. A cerimônia de premiação ocorre a partir das 19h na Fábrica 242, tendo como atração cultural “Joelson, o Príncipe da saudade”.

Na ocasião será lançado o guia virtual do “Passaporte Belém”, com informações de todos os campeões, segundos e terceiros lugares de cada categoria, revelando um pouco da trajetória de cada estabelecimento.

Um dos diferenciais editoriais do DIÁRIO DO PARÁ foi sempre buscar conteúdos inovadores e diferenciados para seu leitor, apresentando, ao mesmo tempo, projetos inovadores que conquistem o mercado publicitário local, seja na área da saúde, do agronegócio, empresarial, do mercado de trabalho como da gastronomia.

Um dos marcos nessa concepção é o Troféu Estrela Azul, criado a partir do “Passaporte Belém, o Melhor da Gastronomia”, surgido em 2014 para oferecer aos leitores um guia sobre os tesouros e experiências culinárias de Belém, para estimular a integração de moradores e visitantes com a cidade e suas atrações.

O “Passaporte Belém” foi decisivo para consolidar e divulgar nossa gastronomia mundo a fora e premiação coroa todo o trabalho dos estabelecimentos em levar a gastronomia paraense ao patamar de excelência que se encontra hoje, valorizando e divulgando o setor gastronômico de Belém

O primeiro suplemento do projeto foi lançado no dia 05/05 e o último no dia 02/06 trazendo os melhores estabelecimentos em mais de duas dezenas de categorias. Os suplementos estão disponibilizados no site do jornal (www.diariodopara.dol.com.br ) e trazem um guia completo sobre as maiores e melhores experiências culinárias da capital, com dicas e informações para moradores e turistas que visitam a nossa cidade sobre os maiores tesouros culinários produzidos na capital.

O júri votou e escolheu seus estabelecimentos favoritos em 22 categorias, que vão desde padaria, restaurante popular, hambúrguer e açaí, passando por tacacá, regional e saudável, além de peixaria e sorvete, entre outras. A ação também vai apontar o Melhor Chef de Cozinha de Belém.

Os internautas também votaram em espaço exclusivo no Portal Diário On Line (DOL) através do Hotsite http://passaporte.dol.com.br ; e no Instagram do prêmio pelo @festivalestrelaazul. O próximo passo foi elaborado um ranking gastronômico.

A votação através do portal: Passaporte.dol.com.br registrou crescimento de mais de 200% em relação a 2023 e alcançou marca de mais de 184 mil votos pela internet. As categorias que mais apresentaram crescimento na votação pela internet foram: Peixaria (+ de 440%), Doce (+ de 330%), Salgado (+ de 300%), Bar (+ de 120%), Adega (+ de 112 %) e Chef (+ de 102%).

Os primeiros colocados de cada categoria receberão o “Troféu Estrela Azul – O Melhor da Gastronomia”. Os segundos e terceiros colocados ganham certificados. A posição de cada participante no ranking só será revelada no momento da premiação. O projeto conta com a parceria comercial da Claro, Agropalma e Sebrae.