Grande Belém

Ônibus com ar-condicionado e internet de graça tem data para chegar em Belém; saiba mais

A renovação da frota faz parte de uma iniciativa da Prefeitura de Belém junto com o Governo do Estado
A renovação da frota faz parte de uma iniciativa da Prefeitura de Belém junto com o Governo do Estado

Durante a apresentação do Plano de Investimentos elaborado para Belém entre 2023 e 2024, realizado durante o Fórum de Participação Cidadã, no Hotel Sagres, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol), informou que em breve a cidade já terá os ônibus com ar-condicionado e wi-fi grátis.

Durante o evento, o prefeito anunciou que o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) assinou o contrato com o Banco Luso e comprou os 300 novos ônibus com wi-fi e ar-condicionado, que irão chegar em 120 dias em Belém.

Segundo ele, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) assinou o contrato com o Banco Luso e comprou os 300 novos ônibus que irão chegar em 120 dias em Belém.

A renovação da frota faz parte de uma iniciativa da Prefeitura de Belém junto com o Governo do Estado, que isentou as empresas de ônibus de todos os tributos e taxas que compõem a tarifa: municipais – Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS) e a taxa de gerenciamento que as empresas pagam à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).

O anúncio da compra já havia sido oficializado e antecipado pélo governador Helder Barbalho (MDB) no dia 10 de outubro. a Região Metropolitana será contemplada com mil ônibus novos no processo de renovação da frota. São 300 veículos adquiridos pelo Setransbel; 265 ônibus elétricos pelo governo estadual e outros 130 ônibus ou 200 micro-ônibus adquiridos pela Prefeitura de Belém. A meta é renovar a frota até 2025.

Ainda durante a coletiva de imprensa, Helder Barbalho e Edmilson Rodrigues afirmaram que Estado e Município, respectivamente, concederam benefícios e isenções fiscais para viabilizar os investimentos privados na rede de transporte público.

A isenção tributária às empresas que executam o serviço de transporte público estão condicionadas a metas de melhorias e desempenho no atendimento aos usuários.