Como parte do projeto de Lançamento do Livro Encruzilhada da artista visual Moyo Monifa aprovado no edital de Incentivo a Arte e Cultura da Fundação Cultural do Estado do Pará, será realizado oficinas de arte junto à artistas convidadas, nos dias 24, 25 e 28 de outubro com inscrições gratuitas. A proposta é conectar jovens ao combate ao racismo através da produção artística.
“O propósito do projeto é dar continuidade no trabalho que venho realizando enquanto artiste visual negre na Amazônia. Criando, difundindo e estabelecendo uma visualidade afro e amazônida que promove dignidade e afro letramento sobre cultura afro e o legado dos mais velhos para os mais novos.” relata Moyo Monifa, que desde 2015 constrói uma trajetória na cena cultural belenense, principalmente através da aquarela, que consiste em ser uma técnica de pintura feita com tintas diluídas em água.
O livro tem previsão de lançamento oficial em dezembro e segundo a autora a proposta é oferecer um material onde a infância negra e amazônida se sinta presente e potencializada.
PROGRAMAÇÃO
Oficina de confecção de fanzines (que são revistas independentes autopublicada de pequena circulação contendo informações) sobre 4 leis da constituição que combatem o racismo. Essa oficina será ministrada pelas fazedoras culturais Amerika Bonifácio e Gyselle Kolwalsk na UFPA, na Sala Arthur Leandro Táta Kinamboji de Ensino, Arte e Cultura Afro-amazônica nos dias 24 e 25 de outubro. As inscrições são gratuitas com certificado e material incluso. Inscrições na hora.
Já a Oficina de Aquarela sobre os sentidos da encruzilhada para a luta política, artística e de cultura afro será ministrada por Moyo Monifa no sábado dia 28 de Outubro na sede do CEDENPA – Centro de Estudos do Negro no Pará. As inscrições são gratuitas com certificado e material incluso. Inscreva-se pelo formulário.
O Projeto aprovado pelo edital de Incentivo a Arte e Cultura da Fundação Cultural do Estado do Pará 2022, é realizado por Moyo Monifa através da Produtora Escaravelho com apoio do LABampe Laboratório de Experimentação em Arte, Filosofia e Polícia na Amazônia, do CEDENPA, Sala Kinamoji e Na Cuia.