Débora Costa
Enquanto o clima das festas juninas se espalha, aumenta o desejo dos amantes desse período de consumirem as deliciosas comidas típicas. Quem aí já viu algum carrinho bike do ‘Mingau do Careca’ pelas ruas de Belém? O mingau é um dos queridinhos dos festejos e a expectativa de um maior faturamento com a produção de mingau aumenta neste período.
O sucesso das vendas não é apenas pelas delícias que oferece, mas também pela devoção ao seu ofício. No dia de Santo Antônio, padroeiro dos casamenteiros e dos perdidos, mergulhamos na história de um empreendedor singular, cuja jornada é tão rica em tradição quanto os próprios festejos juninos.
Conhecido carinhosamente como ‘Mingau do Careca’, ele não apenas aquece os corações dos belenenses com suas iguarias, mas também nutre a alma da cidade com sua dedicação incansável e sua paixão pelo seu ofício.
O Mingau do Careca é um empreendimento que já existe há 23 anos. O proprietário, Vandui Fernandes, de 56 anos, mais conhecido como ‘Careca’, contou um pouquinho da história para nós e garantiu que o sucesso veio após a pandemia e a readequação ao adaptar o som na bicicleta e fazer o próprio marketing.
“Quando eu adaptei o som nas bikes, as minhas vendas melhoraram significativamente. Começamos com quatro carrinhos, depois passamos para seis e hoje estamos com 12 carrinhos. O meu agradecimento vai aos clientes, que são grande parte do meu sucesso”, disse Careca.
Perguntado sobre o aumento do faturamento, ele garantiu que subiu proporcionalmente o investimento e o faturamento em pelo menos 30%.
“No São João, vendemos bastante por encomendas panelas de mingau de 40 a 120 copos. Em um segundo momento, temos um pouco de dificuldade porque muita gente coloca venda de mingau nas ruas, mas não há diferença nenhuma entre as pessoas colocarem uma panela na porta de casa e venderem, e eu passar com o carro. As pessoas lucram com isso e eu continuo com o meu mercado porque temos um cliente fiel e isso desperta nas pessoas a vontade de tomarem um pouco mais de mingau na época junina”.
As encomendas para eventos lideram o faturamento do Careca, e ele garante que o marketing é um diferencial. Eles anunciam com antecedência as possibilidades de encomendas, enviam convites aos clientes mais fiéis sobre as produções, dando a liberdade ao cliente de definir com comodidade a quantidade desejada da encomenda.