Grande Belém

Novo PSM da Augusto Montenegro: obras têm 92% dos serviços executados

Obras do novo Hospital Pronto-Socorro da Augusto Montenegro atingem 92%. Foto: Marco Santos/Ag. Pará
Obras do novo Hospital Pronto-Socorro da Augusto Montenegro atingem 92%. Foto: Marco Santos/Ag. Pará

Acompanhado por vereadores de Belém, o governador Helder Barbalho vistoriou no final da manhã desta quarta-feira (08) as obras de construção do novo o Hospital Pronto-Socorro da Augusto Montenegro. As obras estão com 92% dos serviços executados. A nova unidade hospitalar será de portas abertas para a população. O investimento  do Governo do Pará no espaço é de R$ 145 milhões.

“Estamos chegando na reta final da construção do novo Pronto-Socorro de Belém e da Região Metropolitana com 92% das obras prontas. A previsão é de que até dezembro estaremos com 100% do hospital entregue com o equipamento chegando, para que Belém possa, junto com a Região Metropolitana, receber este novo equipamento”, ponderou o governador Helder Barbalho.

“Serão 110 leitos de urgência e emergência, leitos clínicos, leitos de UTI, salas de cirurgia, atendimento e tratamento de média e alta complexidade, e porta aberta. Porta aberta para a população, para que nós possamos cuidar daqueles que precisam e ter uma referência de urgência e emergência da Região Metropolitana de Belém”, detalhou o governador.

Com uma área construída de cerca de 28 mil metros quadrados, o Hospital terá 110 leitos para atendimentos de urgência e emergência, não havendo necessidade de encaminhamentos e atenderá moradores da Região Metropolitana e região do entorno, como os bairros do Benguí, Mangueirão, distritos de Icoaraci e Outeiro, dentre outros.

A nova unidade hospitalar será de portas abertas para a população

O Hospital será dividido em três níveis com subsolo, pavimento superior e térreo, além de um estacionamento com aproximadamente 600 vagas. Desde o início de sua construção, em junho de 2021, as obras com recursos do Governo do Estado já geraram cerca de mil empregos diretos, o qual, atualmente, conta em seu quadro com 320 funcionários com serviços acabamentos e revestimento de pisos e paredes, instalações, dentre outras atividades.

“É um Pronto-Socorro que vai abranger toda essa área de Belém e uma grande parte também do município de Ananindeua. A  população desta região precisava muito disso. Essa unidade vai desafogar os dois pronto-socorros de Belém, que são o do Guamá e o da 14 de Março”, ponderou a secretária de Saúde do Estado (Sespa), Ivete Gadelha Vaz.