Cintia Magno
Grande Belém
Multidão lota Arraial do Pavulagem no último domingo de junho
No dia seguinte ao que é celebrado o dia de São João, mais um arrastão junino foi comandado pelo Arraial do Pavulagem pelas ruas do centro de Belém. Desde às 9h de domingo (25), o colorido das fitas tomou conta do espaço em frente ao Teatro da Paz, de onde o Batalhão da Estrela saiu abrindo caminhos para arrastar uma multidão pela avenida Presidente Vargas, rumo à Praça Waldemar Henrique, onde o terceiro cortejo da temporada foi encerrado com shows musicais.
Há mais de cinco anos integrando o Batalhão, o professor de educação física João Ricardo, 53 anos, não perde a emoção de brincar em mais um arrastão. Responsável por tocar tambor de onça, instrumento parecido com a cuíca, ele ajudava a entoar o ritmo que embalava os brincantes. “Para mim, esse arrastão é a representação da nossa cultura, é a valorização dela”, considera. “Por isso eu adoro participar e venho todos os anos. Sem cultura a gente não é nada”.
Habituada a ver o arrastão passar pelas ruas todos os domingos de junho, neste ano a aposentada Rosângela Alves Botelho, 62 anos, decidiu se juntar ao Batalhão da Estrela. E a sensação despertada na estreia não poderia ter sido melhor. “Eu estou achando maravilhoso. Eu sempre acompanhava de longe e, neste ano, resolvi integrar o cortejo. É muito bom, a sensação de sentir o arrastão estando dentro dele é diferente”.
A cerimonialista Jaida Bezerra, 34 anos, não hesitou em levar toda a família para passar um domingo diferente, em meio à manifestação cultural que já é tão característica da cidade no mês de junho. Ela aproveitou o cortejo acompanhada do esposo e dos quatro filhos, Isa, Bela, Apolo e Isis.
“Ela (a filha Isa, de 2 anos) usou a roupa de cavalinho em uma apresentação da escola, então eu resolvi trazer pra ela sair no arrastão. Ela e os outros também”, explicou Jaida. “É importante pra eles aprenderem um pouco da nossa cultura e para fazer uma atividade diferente, sair um pouco da frente do computador. Então, veio toda a família”.
Este foi o terceiro arrastão do Arraial do Pavulagem em junho de 2023. Neste ano, o arraial tem como tema “Arraial por um Mundo de Paz” e conta com o patrocínio do Governo do Pará, por meio do Programa Estadual de Incentivo à Cultura (SEMEAR) e co-patrocinio da Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), Secretaria de Estado de Cultura (SECULT). No próximo domingo (02), ocorre o último arrastão da temporada.