Grande Belém

MST inaugura armazém de produtos orgânicos em Belém

O armazém funcionará na rua dos Pariquis, no bairro da Cremação. Foto: Celso Rodrigues/ Diário do Pará.
O armazém funcionará na rua dos Pariquis, no bairro da Cremação. Foto: Celso Rodrigues/ Diário do Pará.

Diego Monteiro

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) inaugurou, no último sábado (13), a primeira unidade da rede Armazém do Campo em Belém. O espaço está localizado na rua dos Pariquis, entre as travessas 14 de Abril e 3 de Maio, no bairro da Cremação.

Conforme a organização, todos os produtos disponíveis na loja são produzidos de maneira agroecológica, sem o emprego de substâncias nocivas ou em processo de transição. Além disso, a dirigente nacional do MST pelo Pará Jane Cabral, 48 anos, detalhou que toda a produção ocorre em territórios livres de violência ou exploração do trabalhador. “Por essa razão, esta inauguração nos enche de orgulho”, disse.

O que torna os produtos comercializados no Armazém do Campo competitivos em relação a de outros mercados é que, além de oferecer alimentos saudáveis, a precificação é baseada nos custos da produção. A rede conta com mais de mil organizações, entre associações e cooperativas, responsáveis pelo abastecimento dos produtos.

Dessa forma, o assentado da reforma agrária Raimundo Nonato, 43, garantiu que é possível, com menos recursos, desfrutar de alimentos orgânicos e saudáveis. “Há democratização do acesso à terra e da renda nos produtos. Oferecemos produtos de qualidade, sem veneno”, concluiu.

Apesar da inauguração, os responsáveis pelo Armazém do Campo em Belém informaram que os dias e horários de funcionamento do local serão divulgados na próxima semana. Para se manter informado sobre essa e outras informações, basta seguir o Instagram: @armazemdocampo.pa.