Pará

MPPA e Detran assinam TAC por segurança na BR-316

O TAC foi estabelecido considerando o Procedimento Administrativo nº 000215-440/2022, que acompanha e fiscaliza o cumprimento. Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.
O TAC foi estabelecido considerando o Procedimento Administrativo nº 000215-440/2022, que acompanha e fiscaliza o cumprimento. Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.

No último dia 8 de novembro, o Ministério Público do Estado do Pará, representado pelo Promotor de Justiça Bruno Beckembauer Sanches Damasceno, da 2ª Promotoria de Justiça de Meio Ambiente, Patrimônio Cultural, Habitação, Urbanismo, Consumidor, Fundações e Entidades de Interesse Social de Ananindeua, e o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (DETRAN) firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) visando garantir a segurança no trânsito da BR-316.

O TAC foi estabelecido considerando o Procedimento Administrativo nº 000215-440/2022, que acompanha e fiscaliza o cumprimento do Decreto Estadual nº 15/2019, o qual proíbe a circulação de veículos de carga pesada em determinados horários e trechos da rodovia.

Dentre as principais obrigações estabelecidas no TAC, destacam-se:

  1. Fiscalização Efetiva: O DETRAN se compromete a designar 20 agentes de trânsito para fiscalização diurna e 12 agentes para fiscalização noturna, garantindo a aplicação efetiva do Decreto Estadual nº 15/2019, com multas para veículos em descumprimento.
  2. Fiscalização das Sinalizações: Os agentes de trânsito também serão responsáveis por fiscalizar as sinalizações realizadas pelos órgãos públicos e pelo Consórcio de Empresas responsável pela obra do BRT na BR-316.
  3. Auxílio na Travessia de Pedestres: Além disso, os agentes de trânsito deverão auxiliar na travessia de pedestres, especialmente nos locais de maior fluxo e dificuldade.